Prof.A.Marins |
Há poucos dias, entrando
numa das lojas de um das principais redes de supermercados do país, fiquei
surpreso ao ver a desatenção do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), ao atender,
se surpreende amigo leitor, justamente o cliente.
Tentaram justificar
o mau atendimento e a sua desatenção aos apelos do cliente.
Como escreve Ron
Zenke, em seu livro Service América: “Em
atendimento, uma taxa permissível de erros é uma forma de dizer que está perfeitamente
correto negligenciar, desapontar e até mesmo perder uma certa percentagem de clientes”.
Este fato me fez
lembrar de um texto de Gilclér Regina, que reproduzo aqui:
Alguns funcionários – geralmente de empresas
importantes ou que trabalham com produtos e marcas famosas – se acham mais
importantes que os clientes.
Gilclér Regina |
Mas
também, como contraponto, vemos marcas famosas que estão crescendo 40% ao ano
com sua base em treinamento de gerentes, vendedores, desenvolvimento humano e
tecnológico, equipes, foco em produtos, inovações, motivação de pessoas, foco
em educação e muito treinamento que tem o princípio da repetição até atingir a
excelência.
Falando
daqueles que perdem negócio, à medida que incorporam este “ser mais importante”,
esses funcionários começam a perder a noção de que estão ali para servir o
cliente e o desprezam, são arrogantes, acham que tudo o que o cliente pede é
“impertinente” ou até “intolerável”.
Em
certas concessionárias de carros importados, os vendedores parecem donos do
mundo e julgam a clientela pela aparência, atendendo apenas alguns escolhidos.
Há
garçons de restaurantes famosos que parecem estar fazendo um favor em nos
atender bem. Acham-se mais importantes que os clientes que ali estão.
Acostumados com as celebridades acham-se “a própria celebridade”, sendo que nem
essa tem o direito de humilhar ninguém.
Já
estamos no terceiro milênio, mundo mutante. A Europa fala e sofre com a crise,
mas gastou mal nos últimos 30 anos e agora paga o preço. Isto é, a vida é
débito e crédito. Se há um bolso que sai e outro que não entra ou guarda,
quebra mesmo.
Pensa
que atendimento a clientes é diferente disso? Pensa que relacionamento com pessoas
é diferente disso?
Que
tal você discutir essas questões com sua equipe? Nesse exercício, que todos
façam as devidas reflexões. Elogio é bom, mas também é preciso avaliar como o
principal alvo, o cliente, está sendo atendido.
Você
está encantando seu cliente? Pense bem, comece a treinar agora para não
reclamar depois. Cuidado, a arrogância é fatal. Existe um ditado que diz: Arrogância é igual ao mau-hálito... Todo
mundo percebe, menos quem tem.
Pense nisso, e
tenha uma ótima semana!
Autor: Gilclér
Regina - Gilclér Regina é bacharel em Administração de
Empresas e Marketing. É consultor de empresas nas áreas de vendas,
motivação, gestão e recursos humanos –
www.gilclerregina.com.br/
Livros do Prof.A.Marins
Sonhar é Para Estrategistas - http://busca.americanas.com.br/busca.php?q=antomar+marins+e+silva
Habilidades Gerenciais - http://busca.saraiva.com.br/?q=paulo%20teixeira%20guerra
Gestão Estratégica de Negócios - http://www.saraiva.com.br/gestao-estrategica-de-negocios-pensamentos-e-reflexoes-9369475.html
Liderando Seu Time Sem Stress - http://www.saraiva.com.br/liderando-seu-time-sem-stress-9369474.html
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