As empresas têm optado por
profissionais que se mostram produtivos, ou seja, capazes de gerenciar e
executar uma gama de informações, tomando as ações necessárias em tempo real,
contudo, sem comprometer a qualidade de entrega, além é claro, com equilíbrio
emocional. Logo, estamos falando de profissionais que saibam lidar com a
pressão organizacional.
Em uma equipe, reunimos pessoas
com divergências de culturas, ideias e pontos de vista. Isso é saudável, porém
é importante lembrar que cada uma poderá apresentar uma reação distinta ao
estímulo da pressão e o líder terá um papel importante na busca por um ambiente
ponderado, afinal as pessoas não devem fracassar diante da pressão, nem só
apresentar resultados diante dela.
Companhias têm refletido sobre
essa questão e buscado mudanças visando à qualidade de vida dos colaboradores.
O investimento também é aplicado no desenvolvimento da liderança visando
desenvolver, motivar e reter seus colaboradores, além de praticar técnicas que
diminuam o estresse no ambiente de trabalho.
Algumas ações podem ajudar a
aliviar a pressão do cotidiano, como a organização do espaço e das atividades
de trabalho e a administração do tempo, fatores fundamentais para um rendimento
superior e equilíbrio. Além disso, relacionar as atividades prioritárias e
secundárias, definir o tempo que destinará para a realização de cada uma delas,
evitar ser interrompido, concentrar-se na tarefa a ser executada e aprender a
dizer "não", caso isso seja necessário, são algumas dicas que podem
ajudar a conviver bem com a perseguição de metas e objetivos e a manter-se
focado e preciso nos resultados, evitando cobranças e maior sensação de pressão.
Pense nisto e tenha uma ótima
semana.
Fonte: SEBRAE-SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário