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sábado, 19 de novembro de 2016

VOCÊ SABE O QUE É GEOMARKETING?

Prof.A.Marins
O geomarketing é uma técnica de estudo de mercado cuja principal característica é utilizar informações associadas a mapas digitais. Esta visão espacial é muito importante para empresas, cujo negócio consiste em atender pessoas ou marcas numa região ou território definido. Por exemplo, tanto uma padaria quanto uma empresa de telefonia celular atendem um determinado território, e seu faturamento está diretamente relacionado ao potencial de consumo em uma determinada área de atuação.


Um mapa para estudo de mercado normalmente possui as informações do Censo do IBGE, que apresenta o número de habitantes por sexo, idade, renda do chefe e grau de instrução, entre muitas outras informações. Na maior parte dos casos, tal mapa precisa contar também com o potencial de consumo da população que trabalha ou apenas transita pela região.


O resultado deste estudo é capaz de predizer o faturamento de uma loja antes da mesma ser construída, ou de classificar as regiões ao redor de um negócio já existente segundo o seu potencial de consumo. Portanto, se você possui comércio, comece posicionando num mapa o seu ponto de venda e os seus concorrentes, e procure entender qual a sua área de atuação. Os seus concorrentes podem estar mais afastados do seu ponto comercial, o que caracteriza uma divisão territorial, ou podem estar na mesma rua que você, aumentando a competição dentro da área de atuação, o que também aumenta o tamanho dessa área.


Isso ocorre porque o local fica conhecido por ter um número maior de opções e assim, atrai pessoas que vivem em locais mais afastados. Algumas áreas de atuação possuem particularidades. Por exemplo, a grande parte do faturamento de um posto de gasolina vem dos carros que passam à sua frente, e seus concorrentes acabam sendo os outros postos ao longo da mesma via. Por sua vez, os restaurantes e bares precisam fazer parte da seleção de preferidos dos seus clientes, pois normalmente os consumidores variam uma escolha segundo estilo e gostos, e não apenas pela localização do ponto.

Caso você possua o endereço de seus clientes, poderá mapeá-los e descobrir os locais que concentram mais e menos clientes. Isso é importante para entender melhor qual a sua área de atuação, ou seja, de onde vêm seus clientes atuais e onde buscar novos.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!


Fonte: Adaptação da web Sara Loup por Fernando Cazian - http://revistagestaoenegocios.uol.com.br/

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