Prof.A.Marins |
O geomarketing é uma técnica de estudo de mercado
cuja principal característica é utilizar informações associadas a mapas digitais. Esta visão espacial
é muito importante para empresas, cujo negócio consiste em atender pessoas ou
marcas numa região ou território definido. Por exemplo, tanto uma padaria
quanto uma empresa de telefonia celular atendem um determinado território, e
seu faturamento está diretamente relacionado ao potencial de consumo em uma
determinada área de atuação.
Um mapa para estudo de
mercado normalmente
possui as informações do Censo do IBGE,
que apresenta o número de habitantes por sexo, idade, renda do chefe e grau de
instrução, entre muitas outras informações. Na maior parte dos casos, tal mapa
precisa contar também com o potencial
de consumo da
população que trabalha ou apenas transita pela região.
O resultado deste estudo é capaz de predizer o faturamento de uma loja
antes da mesma ser construída, ou de classificar as regiões ao redor de um
negócio já existente segundo o seu potencial de consumo. Portanto, se você
possui comércio,
comece posicionando num mapa o seu ponto de
venda e os seus
concorrentes, e procure entender qual a sua área de atuação. Os seus
concorrentes podem estar mais afastados do seu ponto comercial, o que
caracteriza uma divisão territorial, ou podem estar na mesma rua que você, aumentando
a competição dentro da área de atuação, o que também aumenta o tamanho dessa
área.
Isso ocorre porque o local fica conhecido por ter um número maior de
opções e assim, atrai pessoas que vivem em locais mais afastados. Algumas áreas
de atuação possuem particularidades. Por exemplo, a grande parte do faturamento
de um posto de gasolina vem dos carros que passam à sua frente, e seus concorrentes
acabam sendo os outros postos ao longo da mesma via. Por sua vez, os
restaurantes e bares precisam fazer parte da seleção de preferidos dos seus
clientes, pois normalmente os consumidores variam uma escolha segundo
estilo e gostos, e não apenas pela localização do ponto.
Caso você possua o
endereço de seus clientes, poderá mapeá-los e descobrir os locais
que concentram mais e menos clientes. Isso é importante para entender melhor
qual a sua área de atuação, ou seja, de onde vêm seus clientes atuais e onde
buscar novos.
Pense nisto e tenha
uma ótima semana!
Fonte: Adaptação da web Sara Loup por
Fernando Cazian - http://revistagestaoenegocios.uol.com.br/
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