Precisamos compreender a importância dos
fornecedores e estabelecer uma relação sincera e verdadeira com eles. Antes, porém, de discutirmos a importância dos fornecedores, vamos
conhecer dois conceitos essenciais: processo
e fornecedor.
Processo é um conjunto de atividades feitas para gerar produtos/serviços que
atendam às necessidades dos clientes ou usuários.
Fornecedor é qualquer entidade, pessoa ou setor que fornece insumos (produto,
serviço, tecnologia ou informação) ao processo em questão. Pode ser externo ou
interno.
Quem é o responsável pela qualidade dos produtos e serviços prestados
pela sua empresa?
Para entregar um produto ou prestar um serviço, as empresas usam insumos
– que podemos simplificar chamando de componentes – vindos de fornecedores.
Veja o seguinte caminho, desde os fornecedores até o usuário:
Os fornecedores externos, assim como a força de trabalho (fornecedores e
clientes internos), são importantes para o resultado final: cliente atendido,
satisfeito e fidelizado. Vamos tratar inicialmente de fornecedores externos.
Precisamos compreender qual o papel dos fornecedores em nossa empresa.
Que tipo de relação devemos ter com fornecedores para que tenhamos um melhor
resultado? Qual a real importância deles no nosso processo?
Veja os itens a seguir para
entender melhor como estabelecer essa relação:
- Tenha uma relação sincera e verdadeira com seus fornecedores;
- Compartilhe suas necessidades, expectativas, problemas e medos desde o primeiro contato com ele;
- Mostre a importância dele no processo da sua empresa;
- Defina em conjunto critérios de qualidade para um bom fornecimento;
- Mantenha-se informado sobre o que ficou estabelecido pelas duas partes e aja com objetividade;
- Dê retorno constante sobre o que está percebendo, tanto positivo quanto negativo.
- Lembre-se de que o fornecedor é um fator crítico de sucesso dos seus produtos e serviços, ou seja, inclua-o com carinho no seu negócio. Você e seus fornecedores só têm a ganhar!
Como escrevi em um dos meus livros: “Deseja manter um relacionamento
duradouro com seu fornecedor? Trate-o como cliente.”
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte: Sebrae Nacional – http://sebrae.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário