Ebooks Grátis

segunda-feira, 15 de maio de 2017

5 FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE NEGÓCIOS

Muitas vezes, administrar uma empresa pode parecer algo burocrático e complicado. Lidar com muitos documentos e gerenciar os processos do dia-a-dia são coisas que podem causar certa apreensão.

Entretanto, existem diversas formas de facilitar esse trabalho, tornando a administração da empresa algo bem mais tranquilo de se realizar. Com a evolução das técnicas de gerenciamento e também da tecnologia, novas alternativas surgiram para organizar e cuidar bem de certos processos, possibilitando ao responsável pela gerência ter um controle melhor sobre as suas atividades.


Por isso, fizemos uma lista sugerida pela empresa Chiptronic, com 5 ferramentas para gestão de negócios que vão te ajudar a administrar sua empresa. Confira!

1. Formule uma estratégia de negócios

Se você é dono de uma pequena ou média empresa, é fundamental que saiba localizar seu negócio dentro do mercado, de acordo com sua área. Dessa forma, você será capaz de saber como definir a estratégia da empresa.


Verifique sua relação com fornecedores e clientes. Se você é capaz de negociar preços daquilo que compra e se tem boa autonomia para variar os valores de venda de acordo com as necessidades do cliente. Coloque essas informações no papel e compare com as outras empresas da mesma área de atuação.

Se você sentir que não oferece um serviço tão barato quanto as outras, é interessante verificar se há um diferencial da qualidade oferecida e trabalhar sobre isso. Faça com que seus clientes saibam as vantagens da sua empresa de acordo com as características dela. 

Uma boa estratégia de negócios é essencial para toda gestão.

2. Estabeleça metas

Procure projetar metas de curto e longo prazo para sua empresa. Elas servirão como referência para que você saiba se as estratégias aplicadas estão dando resultado.


Tanto em recebimento quanto em desempenho de funcionários, por exemplo, esses dados garantem que você possa planejar as próximas ações sabendo se precisa elevar o nível de vendas, se está dentro do planejado ou excedendo a meta.

3. Trabalhe com indicadores

Tendo estabelecido suas metas, é importante que você defina quais os indicadores que mostrarão se essas metas estão sendo alcançadas.


Se sua estratégia prevê um aumento nas vendas para os próximos meses, por exemplo, defina sua meta em reais e porcentagem, depois utilize os números como referência para saber se as metas foram alcançadas.

Projete mais de uma possível situação, tanto de forma otimista como pessimista, para saber previamente quais suas futuras alternativas de ação em ambos os casos.

4. Faça acompanhamento e monitoramento constantes

Com a estratégia pronta, metas e indicadores bem definidos, é fundamental que você desenvolva o hábito de acompanhar constantemente o desempenho da empresa. Dessa forma, você divide seu plano de ações em intervalos menores, o que facilita seu trabalho.


Isso inclui por na ponta do papel informações sobre valores recebidos, gastos com fornecedores, desempenho de funcionários individual e coletivamente, quais os principais perfis de cliente da sua empresa, entre outros.

5. Invista em controle financeiro

Não deixe que a dúvida cause problemas financeiros em sua empresa. É importantíssimo trabalhar com demonstrativos financeiros confiáveis e um bom controle dos gastos e lucros da empresa. 

Se sua empresa possui uma equipe específica para gerenciar a parte financeira, invista na capacitação desses funcionários e garanta um serviço bem feito.


Se não há essa necessidade, por ser uma empresa com poucos funcionários, garanta que haja organização para lidar com demonstrativos e dados financeiros. Esse hábito simples faz uma diferença enorme na hora de monitorar lucros e definir metas.

Tendo isso em mente, você será capaz de desenvolver uma série de procedimentos para evoluir suas habilidades na administração da empresa.

Conhecer boas ferramentas para gestão de negócios é essencial para qualquer gestor que busque crescimento no mercado. Mantenha-se atualizado e siga em frente!

Pense nisto e tenha uma ótima semana!


Fonte: Chiptronic Tecnologia Automotiva - http://chiptronic.com.br/blog/

Nenhum comentário: