Ebooks Grátis

domingo, 21 de maio de 2017

O QUE É O SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO?

Os SAD (do inglês DSS - Decision Support Systems) são um tipo particular de sistema de informação, especialmente desenvolvidos para suportar a necessidade de informação para apoio à decisão em problemas complexos de gerenciamento e decisão, contemplando as situações de decisão semi-estruturadas ou não-estruturadas.

Os SAD devem oferecer suporte aos vários níveis gerenciais existentes na empresa, abrangendo desde executivos de topo até os gerentes operacionais. Devem oferecer também suporte tanto as decisões de um único indivíduo quanto as decisões que envolvam grupos de indivíduos. Os problemas menos estruturados freqüentemente necessitam o envolvimento de um grupo de pessoas de diferentes departamentos e níveis dentro da organização.


É importante que o SAD dê suporte a todas as fases do processo decisório e que atenda aos vários estilos e tipos, independentes e/ou sequenciais, de tomada de decisão. Algumas características são consideradas básicas em um SAD, tais como interface gráfica sofisticada e amigabilidade.

Os principais benefícios de um SAD estão descritos abaixo:
  • Aumento de produtividade.
  • Habilidade para suportar a solução de problemas complexos.
  • Permite análise quantitativa em um tempo bastante curto. Mudanças freqüentes em cenários complexos são percebidas rapidamente.
  • Habilidade de simulação rápida e objetiva.
  • Estabelecimento de critérios de análise. Gerentes inexperientes podem ser treinados mais facilmente.
  • Facilidade de comunicação. O processo de decisão dos gerentes terá maior apoio das decisões organizacionais.
  • Melhoria do controle e da performance do gerenciamento.
  • Redução de tempo e esforço dos gerentes, que trabalham com maior qualidade e planejamento.
  • Redução de custos eliminando ou reduzindo decisões erradas.
  • Resulta em decisões mais objetivas e consistentes versus decisões intuitivas.
O uso de um SAD pode melhorar a efetividade, a eficácia, da tomada de decisão, diminuir a necessidade de treinamento, melhorar o controle gerencial, facilitar a comunicação, economizar esforços do usuário, reduzir custos, e permitir maior objetividade na tomada de decisão.



Os sistemas, são avaliados em relação ao seu desempenho através da duas classes principais : a eficiência e a eficácia. A eficácia é ao nível de atingir as metas, estando relacionada aos resultados, tais como, total de vendas da empresa ou total de vendas de um vendedor etc. A eficiência é a medida dos recursos utilizados para o atingir das metas, como por exemplo, o custo gerado para alcançar um determinado nível de vendas. Uma importante característica de um SAD é exatamente a eficácia das decisões produzidas, ao contrário do SIG, que concentra suas atenções na eficiência, que é também uma preocupação constante dos sistemas transacionais.

A evolução em direção a uma arquitetura separada se deve a fatores tanto tecnológicos como econômicos e organizacionais. São fatores como as diferenças entre os usuários, as diferenças entre a quantidade de dados, o tipo de manipulação, a forma de armazenamento etc.


Um processamento SAD eficiente precisa acessar de forma instantânea, dados íntegros, consistentes, confiáveis e variáveis com o tempo. Diante disso, surgiu o conceito de Armazém de Dados, ou Armazém de Informação. O Armazém de Dados seria um depósito de dados fisicamente separado do ambiente transacional, onde os dados dos sistema legados devem ser transformados antes de serem armazenados.

Os SAD são ferramentas orientadas ao usuário. Eles possuem duas classes de usuários: os gerentes e os especialistas. Os especialistas são por exemplo os analistas financeiros, os pesquisadores de marketing, os planejadores de produção, etc. Conhecer qual será realmente o usuário é de grande importância no projeto e no desenvolvimento de um SAD. Foram identificados, três níveis tecnológicos de um SAD: o SAD específico, o gerador de SAD, e os utilitários SAD.


O "produto final" , ou a aplicação SAD sendo utilizada efetivamente por uma empresa, é chamada de Sistema de Apoio à Decisão Específico (SADE).

Um Gerador de Sistemas de Apoio à Decisão (GSAD), é uma ferramenta de desenvolvimento capaz de disponibilizar um conjunto opções para a construção de um SADE de maneira rápida, fácil e a baixo custo. Esse conjunto de opções devem estar disponíveis em um único aplicativo.

Os utilitários SAD são ferramentas que facilitam o desenvolvimento de um SAD específico e de um gerador de SAD. Exemplos de utilitários SAD são planilhas, gráficos, editores de texto etc.


Os utilitários são usadas para construir geradores, que por sua vez são usados para construir um SAD específico. No entanto, os utilitários podem ser usados diretamente para construção de um SAD específico.

O uso de geradores de SAD (GSAD) é extremamente útil para a construção de um SAD específico e permite que os mesmos sejam rapidamente adaptáveis à mudanças. O uso de geradores pode representar uma significativa economia de tempo e dinheiro, tornando viável o desenvolvimento de um SAD específico.

A classificação em níveis tecnológicos não é importante apenas para compreensão didática da construção de Sistemas de Apoio à Decisão, mas também deve ser considerado no desenvolvimento.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!

Nenhum comentário: