O bom planejamento permite ao empresário
alcançar níveis satisfatórios de qualidade, diminuir os custos e aumentar a
lucratividade do negócio.
É por meio do processo de gestão – sempre seguindo propósitos, princípios
e valores pré-estabelecidos – que uma empresa realiza seus objetivos e metas.
Gerenciar é saber o que fazer e como fazer, de maneira eficiente e barata.
Em resumo, a gestão pode ser desdobrada em três funções:
- Planejamento;
- Execução e controle;
- Monitoramento.
A execução e o controle envolvem a responsabilidade pelos erros e
defeitos, sendo que o reconhecimento e correção desses problemas devem ser
realizados pelo supervisor da operação ou, preferencialmente, pelo próprio
operador.
Portanto, os funcionários devem estar bem informados sobre as técnicas e
métodos de controle, para que tenham conhecimento das causas geradoras do
defeito e para que possam manter a qualidade dos produtos.
O monitoramento reúne três procedimentos essenciais que, se implantados
no processo produtivo, favorecem a manutenção e a melhoria da qualidade dos
produtos:
Inspeção na fonte
Uma indústria com “zero defeito” é uma meta a ser buscada, mas sabe-se
que é impossível de ser atingida. Contudo, o papel da gestão é tentar diminuir
o máximo possível o percentual de falhas.
Quando as quantidades e modelos de produtos fabricados aumentam ou
variam muito, as informações tornam-se excessivas e aumentam as chances de
erros. Mais que uma técnica, é preciso atitude adequada para assumir um padrão
tipo “Faz-Verifica”. A inspeção na fonte é uma atitude permanente de “ficar de
olho” no processamento, no “como”, ou seja, refere-se ao cuidado com o sujeito
e agente (homem ou máquina) e não com o objeto do trabalho.
Em síntese, a inspeção na fonte significa fazer conforme um método
padronizado e pré-estabelecido, descrito no Roteiro de Produção. Com base nele,
verifica-se o resultado e, se não for satisfatório, deve-se suspender a
produção com erro até encontrar um novo método, mais adequado.
Assim, o ciclo é: planeja-executa-controla-aprova ou reprova. Se
reprovar, inicia-se um novo ciclo, de atuação na causa e não no efeito.
Ação corretiva e
preventiva
As Ações Corretivas e Preventivas são essenciais para evitar erros e
defeitos e devem ser monitoradas formalmente pela direção da empresa. Por mais
simples que sejam as operações para a produção de determinado produto, é essencial
a definição de critérios e instruções claras sobre a recuperação de componentes
ou produtos defeituosos. A partir da análise dos defeitos devem ser
estabelecidos métodos para prevenir sua recorrência.
Melhoria contínua
Melhoria contínua significa o envolvimento de todas as pessoas da
organização na busca constante e sistemática do aperfeiçoamento dos produtos e
processos empresariais. O objetivo dessa proposta é melhorar o desempenho dos
produtos e processos de trabalho, por meio do aprendizado e da criatividade.
No dia a dia, usa-se o Método PDCA (Planejar, Executar, Controlar e Agir
Corretivamente) para manter os padrões e metas estabelecidos. Além disso, a
empresa deve almejar constantemente atingir novas metas, para que elas se
transformem em novos padrões, num ciclo contínuo.
Cabe salientar que quando a organização é receptiva a mudanças, menores
são as resistências às melhorias. Para ter uma equipe disposta a melhorar
continuamente, os empresários de pequenos negócios devem divulgar ações do
tipo:
- Descartar ideias fixas e convencionais;
- Pensar em como fazer e não no por que não pode ser feito;
- Questionar práticas atuais que não atendem a seus propósitos, sem apresentar desculpas;
- Incentivar o “faça imediatamente”, mesmo que seja para atingir 50% dos objetivos, não procurando a perfeição;
- Se errar, corrija o erro imediatamente;
- Realizar melhorias com a criatividade e não com gastos em dinheiro. A criatividade surge com a necessidade;
- Diante de um problema, utilizar a pergunta “por quê?” pelo menos cinco vezes até encontrar a causa;
- Buscar ouvir o maior número de pessoas. As sugestões de melhoria são infinitas.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte: Sebrae - http://www.sebrae.com.br/
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