Uma empresa que não vende, está fadada ao fracasso. Mas saber vender não
envolve apenas ter um bom produto ou serviço e sair oferecendo de porta em
porta. O processo vai muito além.
Antes de explorar o processo de administração de vendas,
vamos clarificar aquilo que o antecede. A área responsável para que as vendas
ocorram da forma mais produtiva possível: o marketing da empresa.
Partamos à regra: Marketing gera demanda para que Vendas gerem negócios.
Uma boa gestão de marketing deve
facilitar o trabalho do departamento de vendas para que este consiga, com o
menor custo possível, gerar negócios para a empresa.
A boa gestão de marketing precisa lidar com dados de mercado para
otimizar ações e aumentar o interesse das pessoas em adquirir aquilo que a
empresa oferece. Investir em marketing, nos tempos atuais, sem ter em
mãos dados reais de mercado, é dar chance ao azar.
Empresas que cometem este tipo de erro são aquelas que definitivamente
não fazem a gestão de marketing e pensam
que marketing se resume simplesmente em fazer publicidade à massa.
A partir de ações mais assertivas para o público que realmente interessa
à empresa, é hora de buscar as vendas. A gestão de vendas visa,
através de pessoas capacitadas e uma boa comunicação com o departamento de
marketing, buscar os melhores contatos e transformá-los em clientes.
Fazer uma boa gestão de marketing e vendas se
torna essencial para um empresa que deseja crescer, e duas lições são
importantes aprender: Marketing e Vendas andam sempre juntos, sem esta conexão
não haverá bons negócios. A outra lição: tecnologia deve fazer parte de todo o
processo. Sem tecnologia para gerir essa quantidade gigantesca de dados,
certamente haverá desperdício de verba e de tempo.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte: SebraePR – www.sebraepr.com.br
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