Ebooks Grátis

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

COMO TRABALHAR COM CONSULTORES

Consultores fornecem orientação especializada e habilidades em um determinado campo ou serviço e indústria. Devido a isso, as organizações muitas vezes contratá-los para ajudar ou aconselhar sobre problemas específicos ou projetos.

De certa forma, eles são semelhantes aos freelancers e con-tratados, porque o seu trabalho com as organizações tende a ser de curto prazo e flexível.

A diferença entre consultores e estes dois outros grupos de profissionais é o seu nível de especialização. Freelancers são geralmente empregados para realizar uma tarefa específica, como por exemplo, cobrir férias de funcionários. Consultores, por outro lado, geralmente são contratados por seu conhecimento especializado num determinado campo.


Costumam ser das seguintes áreas:

Tipos de Consultores

  • Finanças e Contabilidade
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Mudanças
  • Gestão de Riscos
  • Gestão Estratégica
  • Marketing
  • Metas e Objetivos
  • Planejamento Estratégico
  • Projeto Organizacional
  • Recursos Humanos (RH)
  • Tecnologia da Informação (TI)
  • Vendas e Negócios
  • Outros
Consultores também podem se concentrar em uma situação particular. Por exemplo, eles podem ajudar sua organização a superar uma crise de relações públicas, ajudar com uma fusão ou aquisição, ou até mesmo executar a empresa enquanto a diretoria procura um novo CEO.


Os prós e contras de trabalhar com consultores

Além de sua vivência e experiência com uma questão específica, os consultores podem oferecer algumas vantagens sobre o pessoal permanente:

  1. Eles podem trazer objetividade a uma organização. Por não estar vivendo o problema, podem ajudar a reiniciar projetos que perderam momentaneamente o rumo ou que pararam por qualquer motivo
  2. Os consultores podem se concentrar em um projeto ou problema. Isto porque eles não estão envolvidos em outras responsabilidades, como os diretores e gerentes. Isso pode trazer clareza para um projeto, especialmente quando um prazo está se aproximando.
  3. Um consultor irá trabalhar com você por um curto período de tempo, e com o objetivo de entregar um resultado específico. Se você não está obtendo os resultados esperados, é mais fácil terminar um contrato com um consultor do que é com um membro permanente da equipe.

No entanto, trabalhar com consultores também tem alguns inconvenientes. Eles são muitas vezes independentes de espírito, e gostam de trabalhar em sua própria maneira. Se o projeto não estiver bem definido, ou se você não estabelecer entregas e uma linha de tempo, você pode não obter os resultados que você está procurando porque o consultor não está focado nas suas reais necessidades.

Consultores também são caros. Isso significa que você deve gerenciar o escopo de seu trabalho com cuidado, caso contrário você pode rapidamente ultrapassar o seu orçamento.


Eles também podem afetar o moral do pessoal permanente. Os membros da equipe podem facilmente se ressentir com a presença de um estranho que vem para corrigir um problema que eles não poderiam resolver. Além disso, devido ao seu nível de especialização, os consultores podem não ver a necessidade de estabelecer boas relações com os seus colegas de trabalho, especialmente se o seu contrato é curto. Isso pode diminuir o moral ainda mais.

Encontrando um Consultor

Se você está envolvido no processo de contratação de especialistas externos, é importante garantir que você definiu o problema que você está enfrentando.

Muitas vezes, a melhor maneira de encontrar bons consultores é usar palavra da boca. Obtenha referências de clientes anteriores e siga estes até completamente. Pergunte o que esse consultor os ajudou a alcançar, e se eles iriam contratá-los novamente.



Também é útil para analisar perfis de consultores no LinkedIn e posts do blog. Você pode aprender muito sobre sua personalidade, ética e valores que você pode não ver durante uma entrevista.

Preste atenção às personalidades dos consultores e aos estilos de consultoria. Eles precisarão se encaixar com sua cultura corporativa e sua equipe, assim com os membros da equipe. Eles escutam bem? Eles têm alta inteligência emocional?


Quando estiver pronto para redigir um contrato, certifique-se de definir expectativas claras. Definir o projeto com cuidado e pedir consultores para detalhar os serviços que eles fornecerão, incluindo quem, precisamente, estará trabalhando em seu projeto e seus currículos, e o quanto irão cobrar pelo o trabalho. Haverá custos adicionais por reuniões e treinamentos?  Certifique-se de que o seu orçamento irá cobrir quaisquer custos adicionais potenciais.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!


Nenhum comentário: