Ebooks Grátis

domingo, 18 de julho de 2010

O FRANGO

Dediquei este mês a publicar alguns artigos de amigos e parceiros, entretanto, surgiu um caso “curioso” ocorrido durante a Copa que não poderia deixar de contar para vocês.

Em plena competição da Copa os alunos de uma Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como de outras, tiveram uma semana pesada de provas. O jeito era chegar cedo, fazer as provas e, para não perder o jogo, almoçar lá mesmo numa das cantinas e assistir o jogo.

A turma acertou ir a uma das cantinas para comer o famoso “yakissoba” da casa antes do jogo e, após a prova, voltar para assistir o jogo. A dúvida era sobre o que comer: camarão? carne? frango?. O dono, com seu sotaque carregado, recomendou que comessem o de “flango”, por ser uma das especialidade de lá. E assim ficou combinado: todos comeriam frango!

Para quem não conhece Yakisoba (焼きそば), também grafado yakissoba, é um prato de origem chinesa, muito popular na culinária japonesa, que significa literalmente macarrão sobá frito.

O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne(*).

Mas deixando a culinária de lado, vamos voltar a turma de alunos.

O local escolhido é acolhedor, com a decoração oriental e administrado, igualmente, por um “chinês”, “japonês” ou “coreano”, (até hoje não descobriram). Antigamente quem fazia pastel era chinês, hoje não se sabe mais...

Após a prova chegaram cedo e puderam se acomodar perto da grande TV de plasma e como era de se esperar o salão foi ficando cheio, menos a varanda que não se tinha uma boa visão da TV.

Em contra partida, os pombos da Universidade consideram a varanda um paraíso, pois encontravam migalhas fartas espalhadas pelo chão de terra e foram tomando conta do espaço.

Ao ver isso, o dono depois de berrar alguma coisa no seu idioma atrás do balcão, saiu sacudindo uma toalha de mesa e correu para a varanda gritando: Xô flango!... Xô flango... Xô flango!...

A turma assistiu ao jogo até o fim, mas nunca mais comeram “yakissoba” naquela cantina...

Nota: Yakissoba - http://pt.wikipedia.org/wiki/Yakisoba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...