Muita gente não leva a sério a pontualidade que é um problema mais sério do que parece, sem levar em conta que ela afeta a sua imagem, eficiência etc. e muitas vezes a sua promoção ou permanência na empresa.
Mas o que é pontual? O dicionário Michaelis diz: Que chega à hora marcada. Exato no cumprimento das suas obrigações. Feito com exatidão ou no prazo combinado. Pontualidade é então a qualidade de quem é pontual.
Analistas realizaram estudos em diversos tipos e portes de empresas para levantar os efeitos adversos que a falta de pontualidade ocorre nas organizações. Estas são as principais conclusões que eles chegaram:
- Coesão: O atraso constante à empresa por alguns funcionários mina a coesão da equipe. A pontualidade de uns versos a impontualidade de outros desanima e desmotiva aqueles funcionários mais comprometidos com a empresa;
- Danos à imagem: Neste caso, a impontualidade pode ser confundida pelos clientes, fornecedores, parceiros (internos e externos) etc., com o sinônimo falta de interesse ou seriedade, capacidade organizacional e seriedade, entre outros.
- Produtividade: A falta de sincronização de tempo e esperas e atrasos podem causar perdas significativas de produtividade se esses hábitos se tornarem crônicos na organização. Por exemplo, a impontualidade constante de gerentes as reuniões pode causar atrasos de projetos ou processos, interrupções de ritmo, esperas desnecessárias etc., com sérios reflexos por toda empresa.
- Cultura corporativa: Em algumas organizações a pontualidade se transformou em caso crônico e seus funcionários aprenderam a conviver com o fato e com as reclamações de clientes e fornecedores até que elas saiam do mercado...
Por tudo isso creio ser melhor colocar o relógio na empresa no tempo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário