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terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

VOCÊ É UM LÍDER?

A liderança se exerce em dois níveis de atividades de interação no grupo: tarefa e sócio-emocional. Duas dimensões distintas de necessidades são admitidas para um líder: de controle e de participação que corresponderiam aos dois níveis de atividade do funcionamento grupal.


Os dois estilos de liderança são: orientado para controle/tarefa e o outro para participação/manutenção e fortalecimento do próprio grupo.

O conceito mais atualizado das teorias situacionais vem a ser a chamada teoria trilha-meta de liderança. Essa teoria procura explicar o impacto do comportamento do líder sobre a motivação, a satisfação e o desempenho dos membros do grupo.


Neste modelo são detectados cinco estilos de comportamento de liderança:


  1. Autoritária - em que os liderados recebem ordens minuciosas e sabem exatamente o que se espera que façam sem opinar;
  2. Apoio - o líder mostra interesse e amizade, preocupa-se verdadeiramente com os liderados e procura aproximar-se de todos;
  3. Participativa - o líder conversa com os liderados, solicitando e usando suas sugestões, mas é ele quem toma as decisões finais;
  4. Orientada para realização - o líder estabelece objetivos desafiantes para os liderados e mostra confiança em suas capacidades para atingi-los com bom desempenho;
  5. Situacional - destaca-se a importância da situação para determinar quando deve se tornar e continuar sendo líder de um grupo.

Abaixo estão relacionadas descrições sobre estilos de liderança que podem ser aplicados:


· Determinar: Alta ênfase na tarefa, baixa no relacionamento. Pessoas que não têm nem capacidade nem vontade de assumir a responsabilidade de fazer algo, não são competentes nem seguras de si;

· Persuadir: Alta ênfase na tarefa, alta no relacionamento. As pessoas que não têm capacidade, mas sentem disposição para assumir responsabilidades, têm confiança em si, mas ainda não possuem as habilidades necessárias;

· Compartilhar: Baixa ênfase na tarefa, alta no relacionamento. As pessoas deste nível de maturidade têm capacidade, mas não estão dispostas a fazer o que o líder quer;

· Delegar: Baixa ênfase na tarefa, baixa no relacionamento. As pessoas deste nível de maturidade têm capacidade e disposição para assumir responsabilidades.

Pense nisso!

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