Não há relacionamento entre pessoas sem que ocorram conflitos; é uma característica natural e todo relacionamento humano.
O conflito ocorre porque as percepções e reações de duas ou mais pessoas envolvidas em um relacionamento são ou não necessariamente as mesmas ante a mesma situação. Além disso, nem sempre a percepção e reação da pessoa com quem você se relaciona corresponde à expectativa que você criou.
Entretanto, o conflito pode constituir-se em fator de deterioração ou fator de crescimento para o relacionamento, dependendo da maneira pela qual é administrado. Pode vir a ser negativo se for evitado, mas se for bem administrado pode ser responsável por soluções criativas das pessoas envolvidas no conflito, levando a resultados positivos.
Em situações de conflito, o comportamento do indivíduo é condicionado ou pelo seu interesse em preservar a relação, o que o faz adotar uma atitude de colaboração, ou pelo interesse em realizar metas pessoais, o que o faz adotar uma atitude de afirmação.
Em decorrência da adoção de uma dessas atitudes, o comportamento das pessoas perante o conflito pode ser classificado em cinco tipos:
- Competição – é afirmação e não colaboração. O indivíduo busca satisfazer suas próprias inquietações à custa de outras pessoas. É um comportamento orientado para o poder, uma vez que o indivíduo usa todos os meios disponíveis para afirmar sua posição.
- Adaptação – é negação e colaboração. É o oposto da competição. O indivíduo descuida de seus próprios interesses a fim de satisfazer os da(s) outra(s) pessoa(s). Pode significar generosidade desinteressada, obediência a outra pessoa quando se preferia não obedecer ou aceitação da opinião do outro.
- Compromisso – é o meio termo, tanto em afirmação quanto em colaboração, como em competição e adaptação. Implica em busca de uma solução que satisfaça parcialmente ambas as partes. Pode significar: compartilhar as diferenças, intercâmbio de concessões ou busca rápida de uma decisão através de uma posição intermediária.
- Cooperação – é tanto afirmação quanto colaboração. Significa a busca de soluções que satisfaçam plenamente as inquietudes das partes envolvidas no conflito.
- Evasão – é negação e não colaboração. Neste estilo, o conflito não é enfrentado, não se ocupando o indivíduo nem de seus próprios interesses nem dos interesses da(s) outra(s) pessoa(s).
Nenhum comentário:
Postar um comentário