Ebooks Grátis

terça-feira, 8 de março de 2011

9S – MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

O Programa 9S é essencial em nosso local de trabalho, assim como em nossa vida diária. Ele é a base para a criação de ambientes agradáveis, limpos e seguros, proporcionando condições para a geração, a baixos custos, de produtos e serviços de elevada qualidade.

OS SENSOS

SHIKARI YARO - UNIÃO: todos devem deixar de lados às questões pessoais e se aterem especificamente à empresa.

SHIDO - AUTO.TREINAMENTO: nunca esperar que alguém da empresa verifique uma necessidade sua; investir em si próprio é fundamental para a sua permanência na empresa e até mesmo para conquista de novas posições profissionais.

SEIRI - SELEÇÃO: selecionar o que necessita e descartar o restante.

SEITON - ORDENAÇÃO: o que ficou em seu poder, providenciar a organização, ou seja, cada coisa em seu lugar e devidamente identificada.

SEISOH - LIMPEZA: nunca sujar e manter o ambiente extremamente limpo.

SETSUYAKU - ECONOMIA: primar pela saúde financeira da empresa é fundamental; não desperdiçar tempo ao telefone, por exemplo, aproveitar clips e tudo o mais que possa gerar prejuízos à empresa.

NITEIRU - APARÊNCIA: primar por uma aparência externa elegante, com boa educação, aplicação correta da etiqueta, boa fala e interiormente, apresentar satisfação pelo que exerce na empresa.

SEIKETSU - PADRONIZAÇÃO: deixar tudo com um layout idêntico em nível de documentos, vestimenta, placas de identificação, enfim, tudo com a mesma formatação e com a identidade da empresa.

SHITSUKE - AUTODISCIPLINA: manter-se atento à aplicação dos Sensos anteriores e auxiliar aos colegas para fazer o mesmo.

Autor: Ricardo Calhau de Castro– Formação em Engenharias Civil/Produção, Matemática e Administração. Doutor em Administração e Livre Docente em Administração de Negócios ­– http://www.artigonal.com/authors/344536



Nenhum comentário: