Ebooks Grátis

domingo, 10 de abril de 2011

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

As organizações buscam a formulação da estratégia para continuar no mercado e suprir as expectativas de acionistas e empresários. O caminho para se chegar aos objetivos passa pela elaboração de um planejamento de curto e longo prazos feito com técnicas de análise dos ambientes externo e interno, formulação de metas a serem alcançadas.

Hoje, um dos principais planos adotados pelas empresas é o planejamento estratégico. Com ele, a organização pensa de que forma irá atuar no futuro e desenvolve estratégias que devem considerar negócio, recursos, forças, fraquezas e ambiente externo e interno.

Após definir as estratégias, a empresa precisa adotar uma forma prática de colocá-las em ação. Para isso, existe uma série de métodos que podem ser empregados, como Balanced Scorecard (BSC), Tableau de Bord, administração por objetivos (APO), gerenciamento por diretrizes, entre outros. Mas o que estes métodos realmente garantem?

O processo de elaboração das estratégias organizacionais é uma etapa muito importante e demanda estudos detalhados dos ambientes e de uma equipe de analistas e gestores competente. Essa equipe acompanha as tendências do negócio e aponta os caminhos que a empresa poderá seguir.

Para que os resultados sejam alcançados, é fundamental que os colaboradores se mobilizem, pois são eles que interferem diretamente no processo. Se elas são fator determinante para a implementação da estratégia, é necessário adotar uma comunicação eficiente. Segundo Prof. A. Marins, "assim como o pedreiro terá que polir as arestas da pedra bruta para transformá-la em sua obra, os colaboradores da organização terão que buscar o melhor caminho para  atingir seu objetivo." 

As nossas empresas utilizam métodos e técnicas para definir e executar suas estratégias, mas isto não é suficiente para obter sucesso. É fundamental adequar a estrutura da organização e a comunicação interna, que deve atingir todas as pessoas. Dessa forma, alinha-se a estratégia em todos os níveis hierárquicos, e esse é um requisito básico para o sucesso do planejamento.

Fontes:
Silva, Antomar Marins e - Sonhar é para Estrategistas, Rio de Janeiro, Rj, Ciência Moderna
Ivan Luiz Ecco – Diretor de Educação Profissional de Santa Catarina

Nenhum comentário: