Ebooks Grátis

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A CARTA A GARCIA

Esta expressão tem origem num episódio ocorrido durante a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos. Quando se iniciou a guerra, o Presidente dos Estados Unidos, William McKinley, teve necessidade de comunicar rapidamente com o comandante dos rebeldes cubanos, o General Garcia, que se encontrava algures nas montanhas de Cuba. Como não era possível comunicar por correio nem por telégrafo o Presidente mandou chamar Rowan e deu-lhe uma carta para entregar a Garcia. 

Rowan pegou na carta e, sem perguntar onde estava o General, guardou-a numa bolsa impermeável junto ao coração. Quatro dias depois, chegava à costa cubana pela calada da noite, num pequeno barco. De imediato, iniciou a travessia de um país hostil percorrendo a pé montes e vales, entregou a carta a Garcia e saiu pelo outro lado da ilha em apenas três semanas.

Conclusão: Rowan recebe uma missão e, sem fazer perguntas, executa-a com total autonomia revelando excelente capacidade de iniciativa e espírito empreendedor. 

A utilização da expressão “Levar a carta a Garcia” referida por gestores, economistas, políticos, etc., tem o  sentido de “cumprir e honrar” datas, horas, compromissos, tarefas.

Todas as minhas simpatias pertencem ao homem que trabalha conscienciosamente, quer o seu superior esteja, quer não. E o homem que, ao lhe ser confiada uma carta para Garcia, tranquilamente toma a missiva, sem fazer perguntas idiotas, e sem a intenção oculta de jogá-la na sarjeta assim que possível, ou praticar qualquer outro feito que não seja entregá-la ao destinatário, vai direto ao assunto e a entrega; esse homem nunca  fica "encostado",  nem tem que se declarar em greve para, forçar um aumento de ordenado.

A civilização moderna busca ansiosa, insistentemente, homens nessas condições. Tudo que tal homem pedir, lhe será agraciado. Precisa-se dele em cada cidade, em cada vila, em cada lugarejo, em cada escritório, em cada oficina, em cada loja, fábrica ou venda. O grito do mundo inteiro praticamente se resume nisso: Precisa-se, e precisa-se com urgência de alguém capaz de levar uma mensagem a Garcia.

E você, é uma dessas pessoas, que tanto se procura, capaz de entregar incondicionalmente, determinada mensagem a Garcia?

Autor: Apologia ao autor Elbert Hubbard – Uma Mensagem a Garcia – 22 de fevereiro de 1899.
Nota: Na foto Rowan (ao centro) com o Cel.Garcia (direita).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...