Ebooks Grátis

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

COMO ANDA O SEU TEMPO?

Todos ouvimos falar, há muito tempo, que tempo é dinheiro. Sem dúvida isto parece ser verdadeiro pelo que eu, pessoalmente, tenho podido comprovar. A única questão, e esta é certamente muito séria, é que o tempo passa de forma contínua e sem pausa. Assim, mesmo que eu não queira, sou obrigado a gastar meu tempo, e isto acontece igualmente para todos os seres vivos. Cada minuto que passa, no relógio universal, vai sendo continuamente debitando do tempo restante da vida de cada um.

Quando se diz, então, que tempo é dinheiro, talvez se queira dizer que será bastante engenhoso e inteligente transformar em investimento o gasto de tempo do nosso dia a dia. Se não podemos deixar de gastar, então que esse gasto traga algum benefício no futuro, por exemplo:

O Sr. José da Silva resolveu seguir os conselhos médicos e de amigos e frequentar uma academia de ginástica. Resistiu muito antes de fazê-lo, alegando que não dispunha de tempo para tal atividade. Acabou convencido de que, se investisse cerca de seis horas por semana em exercícios físicos, talvez estivesse ganhando alguns anos a mais em sua própria vida, além desta adquirir um nível de qualidade sensivelmente melhor.

Planejar o investimento de seu tempo passa a ser, desta forma, uma atividade extremamente compensadora e relevante. Assim, no tempo que sobra do bom planejamento pode-se ser mais produtivo, conseguindo-se melhores resultados sob o ponto de vista profissional ou, até mesmo – o que é ainda mais importante – obtendo-se mais tempo livre para investir em coisas ligadas à satisfação pessoal, colhendo um lucro que se chama por ai de “felicidade”.

Se você não tem tempo para planejar suas atividades, onde é que você vai arranjar tempo para corrigir as deficiências da falta de planejamento?  Esta é a pergunta que faz os “apagadores de incêndio” sintar-se bem desconfortáveis.

Para investir melhor o seu tempo, é preciso que você aprenda a planejá-lo de forma mais efetiva possível. Da mesma forma que você deve planejar seus investimentos em dinheiro, você deve proceder com o tempo. Talvez você não fique milionário, mas, quem sabe, acabe tornando-se um “seculário”?

E, da mesma forma que as pessoas têm formas diferentes de gastar ou de investir seu dinheiro, a forma de dispor ou de planejar o tempo também tem nuances pessoais que devem ser respeitadas. As pessoas têm gostos, hábitos, habilidades, anseios, enfim estilos e personalidades diferentes. E é isso o que devemos levar em conta na hora de construir uma forma de aprendizado sobre o melhor planejamento e aproveitamento do tempo de cada um. Não existe uma única receita. Na verdade cada pessoa tem que elaborar a sua própria, em função do seu jeito de ser, do seu estilo. É partir para a construção de uma metaferramenta. Ela é única, é sua...

Autores:
Prof. Ds. Carlos Corrêa – Instituto de Gestão e Informação – CEFET/RJ
Prof. A. Marins, MBA – Marins & Molnar Business Solutions – marins@antomarmarins.com.br

Nenhum comentário: