Ebooks Grátis

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

INSUCESSO E RECOMEÇO

O insucesso faz parte da vida de quem se dispõe a fazer acontecer e realizar. Quem diz que nunca teve insucessos ou não cometeu erros, está mentindo ou nunca realizou atividades relevantes. Abandone o universo das lamentações, por mais que, às vezes, seja conveniente reclamar. Defina agora o teu novo caminho  e recomece a construção. Reconstruir não significa edificar o mesmo tipo de projeto, pode haver reedificação de uma nova obra. Muitas vezes, temos que varrer completamente o terreno para poder continuar nosso trabalho.

Os dias, meses ou anos dedicados à antiga construção deram a cada um de nós um tipo diferente de competência e habilidade. Avalie as lições, aprenda de fato os ensinamentos e continue a tua obra. Alguns, ao final da tempestade, sabem apenas apontar para os prejuízos, abandonando convenientemente o olhar atento da planta que agora consegue nascer e se desenvolver, pois como já diziam Almir Sater e Renato Teixeira: “É preciso amor para poder pulsar. É preciso a paz para poder sorrir. É preciso a chuva pra florir”.

Apure teu olhar para as oportunidades de novas conquistas, encontre a conexão com as coisas fundamentais que te motivam e siga seu caminho, refazendo as energias, traçando as novas estratégias para a realização dos novos planos e coloque-os em execução. Lembre-se de buscar o discernimento entre teimosia e perseverança. Para isso é de muito valor o MBS – Manual do Bom senso. Muito falado, mas infelizmente pouco usado. Costumo dizer que devido a minha formação e experiência médica, percebo que a maioria dos erros médicos estão mais relacionados à falta de bom senso do que à falta de conhecimento.

Continuamente sou questionado em minhas palestras e treinamentos sobre o que a pessoa deve fazer, se deve ou não continuar tentando. Respondo prontamente “não, ela não deve continuar tentando. Ela deve sim continuar realizando”. Se ainda não obteve o resultado desejado, avalie, estude, aprimore e decida qual o melhor caminho a seguir. Se dará certo? Pode ser que sim ou pode ser que não. A única certeza é que duvidando da sua capacidade de realização, com certeza você está contribuindo e muito para o seu insucesso. Realmente não gosto de falar de fracasso, pois para mim só existe fracasso quando desistimos ou não aprendemos nada. Você pode então responder que o preço dessa lição foi muito alto, pagou muito caro. Sendo assim, cuide com mais carinho dessa lição, pois ela deve ser muito importante e preciosa. Ontem, em uma conserva com meu querido amigo Ozires Silva, fundador da Embraer, ouvi um comentário muito especial: “Quando se trata de duas pessoas, o melhor caminho nunca será uma reta, pois dessa forma haverá colisão. Acabamos por dar voltas até chegar aonde queremos e desejamos estar. Não raro, um obstáculo na estrada vem acompanhado de uma placa de sinalização indicando desvio e, assim uma nova opção de caminho. Muitas vezes, certos atalhos nos levam de encontro a certos compromissos que não cumpriríamos caso insistíssemos na trajetória anterior e, nessas horas temos a sensação de que de fato existe algo maior, algo superior”.

Digo mais:

Quando você absorve o insucesso de hoje já começa a trabalhar pelo êxito de amanhã. Chamamos isso de resiliência.

A melhor forma de recuperar o tempo perdido é não perder mais tempo.

Abandone o olhar dos escombros e desenvolva a visão do novo projeto.

Sem visão não há esperança e sem esperança não há poder de realização.

Comece agora a tua nova jornada com empenho, dedicação e amor.

Autor:  Dr. Jô FurlanMédico; professor e pesquisador na área de Neurociência do Comportamento; Autor da Teoria da Inteligência Comportamental Humana – “Inteligência do Sucesso” e da Teoria da Liderança Comportamental; Conferencista internacional;Especialista em Desenvolvimento Comportamental; Autor do Programa Internacional de Desenvolvimento de Liderança Comportamental. Foi Professor Convidado do Curso de Especialização em Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...