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segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

QUALIDADE NO COMÉRCIO


A qualidade no comércio depende da qualidade do produto, mas não é o único ponto que devemos dedicar atenção, pois existem diversos tópicos que merecem a atenção dos gestores do segmento de varejo.

É comum, no comércio, transferir o problema da qualidade dos produtos para as indústrias, esquecendo-se que tais mercadorias foram para as lojas por opção delas próprias que efetivaram as transações com os fornecedores de produtos de baixa qualidade intrínseca.

As lojas de um modo geral, e principalmente as de autosserviço, tem no seu layout um ponto importante na qualidade de atendimento, pois quanto mais cômodo for para o cliente se servir, melhor será a satisfação dele em relação ao estabelecimento comercial.

Ambiente limpo e iluminado, com ar condicionado, prateleiras e gôndolas de fácil acesso, programação visual indicativa de produtos e serviços compõem a qualidade para o cliente e já são considerados itens obrigatórios.

Outro ponto importante que alguns gestores esquecem que além desses aspectos tem o desempenho do colaborador que auxilia os clientes durante sua estada na loja, bem como nos caixas, no crediário, na seção de embrulhos, etc.

Mais um ponto negligenciado é na comunicação com o mercado consumidor onde a transparência e ética ficam a desejar, influindo na imagem da organização na mente do consumidor.

O pensamento de Adão de Souza merece muita reflexão, pois a perda de vendas por falta de qualidade no atendimento ao cliente é incalculável com efeito dominó, onde um cliente insatisfeito afeta outro, que mesmo sem experimentar o dissabor de tal atendimento passa o problema para frente derrubando outro “dominó”.

Autor: Adão de Souza – Consultor de Varejo

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