Era uma vez um economista italiano chamado Vilfredo Pareto. No ano
de 1897 ele fez um estudo e descobriu que a distribuição de renda não era
uniforme na sociedade. Pelos seus estudos, Pareto descobriu que 80% de toda a
riqueza estava nas mãos de apenas 20% da população. Com o tempo, foi-se
descobrindo que esta mesma proporção também era observada em outras áreas. Isso
ficou conhecido como Princípio de Pareto, ou Princípio 80/20.
Repare nesses indicadores:
80% da receita da empresa está
relacionada à 20% dos produtos.
80% dos resultados da empresa são atingidos
por 20% de seus funcionários.
80% dos lucros são provenientes de
20% dos clientes.
80% do tempo é gasto com 20% das
atividades diárias.
80% dos seus resultados vêm de 20%
dos seus esforços.
80% dos novos clientes chegam através
de 20% das ações de marketing.
80% do total das despesas são de 20%
das causas.
Ou então nesses:
20% dos clientes fazem 80% dos pedidos.
20% dos produtos representam 80% dos lucros.
20% dos funcionários são responsáveis por 80% dos resultados.
20% das suas atividades geram 80% dos
seus resultados.
Note que alguns itens são idênticos, apenas estão sob um novo ponto de
vista, e assim tornam-se ainda mais impactantes.
Também é importante ressaltar que esta regra dos 80/20 não é uma ciência
exata. Ela apenas foi adotada como base para fazer análises desse tipo. Em
várias áreas existe um comportamento semelhante que tende à mesma proporção de
80%/20% das causas e efeitos, mas os números exatos podem ser 90/10, 75/25, etc.,
tudo depende do contexto.
Se você tem uma loja, faça um teste. Coloque em uma planilha seus
produtos e ordene-a pelo número de vendas de cada um no último mês. Verifique
se 20% dos produtos que mais vendem não representam 80% das vendas, ou algo
parecido.
E como usar a Regra dos 80/20 para melhorar minha empresa?
Imagine que você identificou que 20% dos seus produtos são os
responsáveis por gerar 80% dos seus lucros. Você pode investir mais nesses
produtos, e com certeza não vai querer que eles faltem no seu estoque. Qualquer
decisão nesse sentido estará trazendo benefícios para a sua empresa. Você pode
até decidir se especializar naqueles produtos, dando mais espaço para eles do
que para produtos menos lucrativos.
Se você descobrir que 20% dos seus funcionários são os responsáveis por
80% dos resultados da sua empresa, você vai querer evitar ao máximo que eles
saiam da sua empresa, certo?
Ou talvez você descubra que 20% dos seus clientes representam 80% de
todas as suas vendas. Não perca esses clientes! Trate-os bem. Faça um bom
pós-venda. Procure saber como atendê-los melhor.
Existem inúmeras maneiras de utilizar o Princípio de Pareto (ou Regra
dos 80/20) para melhorar o seu negócio. Comece à observar onde essa regra se
aplica no seu negócio e tome decisões melhores. A saúde e o futuro da sua
empresa agradecem.
Autor: Matheus Zeuch – Escritor, empreendedor, desenvolvedor web, consultor SAP e nas horas
vagas paraquedista – http://matheuszeuch.com/
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