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domingo, 16 de junho de 2013

O PRINCÍPIO DE PARETO NA GESTÃO DA EMPRESA

Era uma vez um economista italiano chamado Vilfredo Pareto. No ano de 1897 ele fez um estudo e descobriu que a distribuição de renda não era uniforme na sociedade. Pelos seus estudos, Pareto descobriu que 80% de toda a riqueza estava nas mãos de apenas 20% da população. Com o tempo, foi-se descobrindo que esta mesma proporção também era observada em outras áreas. Isso ficou conhecido como Princípio de Pareto, ou Princípio 80/20.

Repare nesses indicadores:

80% da receita da empresa está relacionada à 20% dos produtos.
80% dos resultados da empresa são atingidos por 20% de seus funcionários.
80% dos lucros são provenientes de 20% dos clientes.
80% do tempo é gasto com 20% das atividades diárias.
80% dos seus resultados vêm de 20% dos seus esforços.
80% dos novos clientes chegam através de 20% das ações de marketing.
80% do total das despesas são de 20% das causas.

Ou então nesses:

20% dos clientes fazem 80% dos pedidos.
20% dos produtos representam 80% dos lucros.
20% dos funcionários são responsáveis por 80% dos resultados.
20% das suas atividades geram 80% dos seus resultados.

Note que alguns itens são idênticos, apenas estão sob um novo ponto de vista, e assim tornam-se ainda mais impactantes.

Também é importante ressaltar que esta regra dos 80/20 não é uma ciência exata. Ela apenas foi adotada como base para fazer análises desse tipo. Em várias áreas existe um comportamento semelhante que tende à mesma proporção de 80%/20% das causas e efeitos, mas os números exatos podem ser 90/10, 75/25, etc., tudo depende do contexto.

Se você tem uma loja, faça um teste. Coloque em uma planilha seus produtos e ordene-a pelo número de vendas de cada um no último mês. Verifique se 20% dos produtos que mais vendem não representam 80% das vendas, ou algo parecido.

E como usar a Regra dos 80/20 para melhorar minha empresa?

Imagine que você identificou que 20% dos seus produtos são os responsáveis por gerar 80% dos seus lucros. Você pode investir mais nesses produtos, e com certeza não vai querer que eles faltem no seu estoque. Qualquer decisão nesse sentido estará trazendo benefícios para a sua empresa. Você pode até decidir se especializar naqueles produtos, dando mais espaço para eles do que para produtos menos lucrativos.

Se você descobrir que 20% dos seus funcionários são os responsáveis por 80% dos resultados da sua empresa, você vai querer evitar ao máximo que eles saiam da sua empresa, certo?

Ou talvez você descubra que 20% dos seus clientes representam 80% de todas as suas vendas. Não perca esses clientes! Trate-os bem. Faça um bom pós-venda. Procure saber como atendê-los melhor.

Existem inúmeras maneiras de utilizar o Princípio de Pareto (ou Regra dos 80/20) para melhorar o seu negócio. Comece à observar onde essa regra se aplica no seu negócio e tome decisões melhores. A saúde e o futuro da sua empresa agradecem.

Autor: Matheus Zeuch – Escritor, empreendedor, desenvolvedor web, consultor SAP e nas horas vagas paraquedista – http://matheuszeuch.com/



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