Ebooks Grátis

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

TÍMIDOS E FAMOSOS

Quem já não teve seu momento de timidez, que jogue a primeira pedra. Ele pode ter aparecido no trabalho, no primeiro dia de aula, ao conhecer alguém ou em um simples momento do seu dia-a-dia. Tímidos famosos como Richard Gere, Barbra Streisand, Chico Buarque, Ayrton Senna, Woody Allen ou Charles Chaplin deram certo na vida; exercem (ou exerceram) um grande fascínio e são considerados "irresistíveis e charmosos".

No entanto, pesquisas realizadas pelos americanos revelam que 50% das pessoas entrevistadas consideram a timidez um problema. Dizem que a vida é dura para os tímidos, pois se preocupam muito com o que os outros acham ou estão dizendo sobre eles. Todo tímido sente-se ameaçado e tenso em situações que para outras pessoas podem ser consideradas agradáveis.

Segundo o dramaturgo Sergio Coelho, "para os tímidos, o restante da humanidade é feita de campeões. Acreditam que os extrovertidos têm direito à felicidade e às grandes realizações". A genética nos fornece um dado importante: 20% das pessoas nascem tímidas e ao longo da vida, 2% desenvolve uma timidez chamada "fobia social" (neste caso, a doença é tratada com antidepressivos).

A hereditariedade tem um papel importante: se os pais são tímidos, podem também gerar filhos tímidos. Alguns psicólogos acreditam que o tímido surge de uma educação muito rígida. Outro fato pode ser a superproteção incapacitando-o a enfrentar desafios.

É importante dizer que o tímido não é doente, mas ansioso e com dificuldades de expressar seus sentimentos. Reservado, tem pouquíssimos amigos, evitando quase sempre freqüentar reuniões sociais, festas ou qualquer evento com a presença de muitas pessoas.

Segundo Lynne Henderson, psicóloga da Clínica de Tímidos de Palo Alto, na Califórnia, explica que: "os tímidos devem tentar contrariar a sua própria natureza, dar o primeiro passo e admitir este desconforto. Parar de pensar que estão sendo observados por juízes implacáveis de seus atos, roupas e palavras".

O tímido é portanto alguém que deseja fazer algo, sabe o que quer, mas acaba por não conseguir, especialmente quando se vê na frente de um grupo. Ele tem armas para enfrentar os obstáculos da vida, mas falta-lhe a coragem para apresentar estas armas. Não se iluda: não existe um ex-tímido, mas alguém que aprendeu a lidar com a sua ansiedade vivendo de uma maneira mais adequada.


Fonte: Monica Buonfiglio / Redação Terra – Brasileira, escritora com mais de 60 livros editados no Brasil e exterior, foi recordista de vendas nos anos de 95 e 96. Nesse período, atingiu a marca de seis milhões de exemplares permanecendo na lista de mais vendidos da revista Veja por 35 semanas consecutivas.

Nenhum comentário: