Ebooks Grátis

domingo, 28 de julho de 2013

VOCÊ GERENCIA POR CONSENSO?

Embora muitas das decisões que tomamos diariamente sejam bastante simples, algumas não são. Essas decisões podem envolver uma quantidade enorme de informações, explorando ou levando idéias diferentes, ouvir e entender vertentes de experiências diferentes da sua etc. E as consequências da decisão certa ou errada podem ser profundas para a equipe e para a organização.

Por tudo isto, muitos líderes acham que são “donos da verdade”. Consideram somente a sua experiência e não considera o que sua equipe sabe e pensa.

O que eles não sabem é que há um limite para a quantidade de informações que qualquer indivíduo pode processar, e um limite de quantas perspectivas uma pessoa pode ver. Muitas decisões precisam da participação plena do grupo para explorar a situação, para dar ideias e fazer uma escolha final. Como você já deve ter visto, os grupos podem muitas vezes tomar decisões melhores do que qualquer pessoa individualmente. Esta é uma das principais razões porque muitas empresas preferem tomas certas decisões ouvindo toda a equipe.

Além do mais, muitas decisões precisam das pessoas afetadas para que elas sejam implementadas com sucesso. É muito difícil obter sucesso se as pessoas não forem envolvidas no processo de tomada de decisão.

O problema é que quando você traz outras pessoas para o processo de tomada de decisão, você se aproxima delas e passa a ver óticas diferentes sobre o assunto. Estas abordagens variam, dependendo de um número de diferentes fatores, incluindo, por exemplo:

·        O tipo de decisão.
·        O tempo e os recursos disponíveis.
·        A natureza da tarefa que está sendo trabalhada.
·        O ambiente do grupo quer criar.
·        A quantidade de alternativas.

Entender qual a melhor forma de organizar a sua equipe é uma habilidade importante. Nós vamos mostrar-lhe algumas ferramentas-chave que você pode usar quando precisar envolver toda a equipe no processo de tomada de decisão.

O Desafio de decisões da equipe


Unir toda equipe é um desafio, e é preciso preparação e tempo. Como diz o ditado: se você colocar três pessoas juntas em uma sala, muitas vezes você vai obter quatro pareceres. As pessoas podem ver as questões de forma diferente - e todos elas têm diferentes experiências, valores, credos, personalidades, estilos e necessidades. Portanto, a estratégia de tomada de decisão, a ser estudada e implementada pela equipe deve ser a participação é o consenso.

Quando o tempo é escasso, a melhor decisão é aquela que é feita sozinho. Isso não costuma acontecer com a equipe tomando decisões. Quando uma ou duas pessoas têm o conhecimento necessário para tomar a decisão, não faz sentido envolver toda a equipe. Porém, quando a situação é complexa, as consequências são significativas, membros da equipe devem trabalhar juntos, pois as tomadas de decisão em consenso normalmente são muito melhores.

 

Equipe de Consenso


Quando todo o grupo precisa estar envolvido no processo, você precisa de um modelo de tomada de decisão por consenso. Com isso, cada membro da equipe tem a oportunidade de fornecer informações e opiniões. Todos os membros discutem alternativas até que eles concordem com uma solução.

Com o consenso há compromisso, na maioria das vezes. Nem todos conseguem tudo o que queriam da decisão final. No entanto, já que todo mundo tem oportunidades de explanar suas opiniões e pensamentos, as decisões tomadas serão aqueles que todos possam adotar.

Em síntese, o consenso leva em conta preocupações de todos e visa a resolvê-los/aclará-los antes que a decisão seja tomada. O mais importante, neste processo é incentivar um ambiente em que todos são respeitados e todas as contribuições que sejam avaliadas. O consenso formal é um processo de decisão mais democrático. Equipes que desejam envolver sempre mais voluntários na participação têm a necessidade de utilizar um processo inclusivo. Para atrair e envolver cada vez mais pessoas é importante que o processo incentive a participação, permita o acesso igual ao poder, desenvolva a cooperação e crie um sentido de responsabilidade individual para as ações do grupo. O objetivo do consenso não é a seleção de diversas opções, mas o desenvolvimento de uma decisão que seja a melhor para o grupo como um todo. É em síntese evolução, não competição nem atrito.

 

Pense nisto antes de tomar suas decisões!

 


 

Nenhum comentário: