Como você avalia a
qualidade do serviço que você dá aos seus clientes? Você pode perguntar a grupos
de foco ou fazer uma pesquisa de satisfação do cliente, ou você pode verificar o
número de reclamações que você levanta, ou ainda, analisar o tempo que leva
para responder a consultas e reclamações dos clientes.
Este modelo pode ser
útil para avaliar o que as pessoas pensam do seu serviço. Ele pode indicar em
que áreas você pode estar perdendo clientes.
E nisto que o Modelo
RATER pode ajudar. Esta ferramenta destaca as áreas que você precisa se
concentrar para fornecer excelente serviço ao cliente. Neste artigo, vamos
explorar o modelo, e mostrar como você pode usá-lo para melhorar o serviço que
você oferece aos seus clientes.
Sobre o
Modelo RATER
O Modelo RATER foi
criado pelos professores Valarie Zeithaml, A. Parasuraman e Leonard Berry, e
publicado em seu livro Delivering
Quality Service (Prestação de Serviços de
Qualidade).
As iniciais das palavras
em Inglês RATER significam: Reliability (confiabilidade), Assurance (segurança), Tangibles (tangibilidade), Empaty (empatia) e Responsiveness
(taxa de resposta).
O modelo destaca cinco
áreas que os clientes geralmente consideram importantes quando utilizam um
serviço. Esses são:
- Confiabilidade -
a sua capacidade para prestar o serviço que prometeu consistentemente, com
precisão e em tempo.
- Segurança -
o conhecimento, habilidades e credibilidade do pessoal; e sua
capacidade de usar esse conhecimento para inspirar confiança e segurança.
- Tangibilidade -
a evidência física do serviço que prestam. Este poderia ser escritórios,
equipamentos, funcionários e os materiais de comunicação e marketing que
você usa.
- Empatia -
a relação entre funcionários e clientes.
- Receptividade -
a sua capacidade de fornecer um serviço rápido de alta qualidade aos seus
clientes.
Centrando-se sobre estas
cinco áreas, você pode analisar e melhorar o serviço.
Como usar RATER
Uma
boa maneira de usar o Modelo RATER é a realização de uma Análise de Gap usando
cada uma das cinco dimensões para montar um plano para melhorar a maneira que
você atende os seus clientes.
Para
fazer uma Análise de Gap, você identifica, em cada uma das cinco áreas, o seguinte:
- Estado futuro -
o "lugar" que você quer ser para fornecer um serviço
excepcional.
- Situação atual -
como você atualmente fornecer o seu serviço.
- Próximas ações -
como você vai se deslocar de sua situação atual para o seu futuro Estado.
Você
pode fazer as seguintes perguntas como um ponto de partida para pensar em cada
área:
Confiabilidade
- Como você fornecer o serviço que você promete
a seus clientes?
- São os seus sistemas e processos confiáveis?
- A prestação de serviços é coerente e clara,
através de todos os canais de atendimento (incluindo online)?
- Você pode melhorar a qualidade do seu
serviço?
Segurança
·
O pessoal tem as habilidades e conhecimentos
necessários para entregar um bom serviço, em todos os canais?
·
A sua equipe precisa de mais treinamento e
desenvolvimento?
·
Sua equipe inspira confiança dos clientes?
·
O seu serviço seguro e seguro?
Tangibilidade
- A evidência do seu
serviço (produtos, embalagens, materiais de marketing, website, escritórios,
aparência pessoal, e assim por diante) é atraente e adequado para seus
clientes?
- E seu site FAQs? As
pessoas podem falar com um ser humano através de outros canais, se suas
perguntas não foram respondidas, ou se o seu site está quebrado?
- Você está lidando
adequadamente com consultas e feedback através do Twitter, Facebook, LinkedIn
e outros serviços on-line?
- Será evidência
física ou virtual se encaixam com a marca da sua organização?
Empatia
- Sua equipe constrói
boas relações com os clientes?
- A comunicação com
os clientes é clara e oportuna?
- Sua equipe
demonstra com os clientes? Será que eles entendem por que a empatia
é essencial para proporcionar um grande serviço?
- Sua equipe
realmente se preocupa com as necessidades do cliente?
- Seus funcionários serão
capazes de ver as coisas a partir do ponto-de-vista do cliente?
Receptividade
- Você fornece um
serviço rápido e de fácil acesso?
- Você gerencia
queixas e feedback de forma adequada?
- Os funcionários são
capazes e estão sempre dispostos a ajudar os clientes?
- Você resolve os
problemas dos clientes e de forma satisfatória, em tempo útil e em todos
os canais de serviço?
Montando o Futuro
Você
deve fazer um profunda análise em cada uma das cinco áreas. A partir daí, você
pode planejar como você vai melhorar o serviço que você dá aos seus clientes.
O Modelo
RATER lhe dá referências para entender melhor por que os clientes recompensam e
são mais leais perante as promessas e que têm excelente serviço ao cliente,
em deferência daqueles que oferecem somente melhores preços.
Porém,
existe algo que é comum a todas as empresas: Se você ignorar os pedidos dos
seus clientes, as suas reclamações e sugestões e a qualidade dos seus serviços,
você pagará um preço muito alto.
Pense
nisto e tenha uma ótima semana.
Visite o site: https://www.facebook.com/Prof.A.Marins.Consultoria/
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