Prof.A.Marins |
Quando uma organização
atravessa uma mudança organizacional é essencial que , para o sucesso destas, o fator humano
seja tomado em conta, i.e. que os recursos humanos sejam capazes de aceitar
essa mudança como válida e de a acompanhar. Além do planeamento da mudança do
negócio, análise custo-benefício, pesquisa de aplicações tecnológicas, reengenharia
de processos, tem também que ser dispendido tempo para dar formação aos
empregados que lhes permita utilizar a tecnologia, para aumentar o seu treino e
formação, cuidar de fatores sociais que podem auxiliar na mudança.
K. McAnally, Ph.D. |
Devido à sua
complexidade e importância, é necessário que essa mudança seja gerida, isto é,
que exista gestão da mudança
organizacional (Organizational Change
Management - OCM ). O que é exatamente
OCM ? Segundo McAnally, trata-se de "um
processo planejado e proativo de facilitar a mudança alinhando as pessoas com os
processos e a tecnologia por forma a atingir a visão e objetivos da organização".
Na prática significa intervir por forma a que as pessoas sejam capazes de
entender e sentir-se envolvidas nas mudanças.
Áreas importantes de
OCM são a cultura da organização, a participação dos colaboradores, atividades de equipe, integração das mudanças, integração da
tecnologia e partilha de conhecimento
na organização.
Uma das razões mais
citadas para a necessidade de gestão da mudança organizacional é a resistência
à mudança. A resistência existe porque os empregados se sentem ameaçados pelo
processo de mudança, e normalmente estão a reagir a uma ameaça que não é real
mas que lhes parece real.
O que pode diminuir
essa resistência? As principais formas são a participação e a comunicação entre
todos os membros da organização. A participação reduz o síndroma
"nós-eles", que os colaboradores sentem relativamente aos gestores e
promotores da mudança, e aumenta nos empregados a sensação de que influenciam e
participam em decisões relevantes para o seu futuro. Ao participarem nas
decisões, os membros da organização são capazes de entender a necessidade da
mudança e de atravessarem um processo de catarse partilhando as suas emoções e
receios com outros membros que estão a atravessar o mesmo processo. Se a
participação não é possível então comunicação clara é necessária e pode servir
para reduzir a incerteza que assusta os empregados.
O fato mais importante
da OCM é o reconhecimento, por parte dos líderes da organização, da importância
para o processo de mudança organizacional da aceitação da mudança por parte dos
outros membros da organização.
Pense nisto e tenha
uma ótima semana!
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