Ebooks Grátis

sábado, 16 de julho de 2016

ORGANIZATIONAL CHANGE MANAGEMENT: O QUE É E POR QUE EU PRECISO DELE?

Prof.A.Marins
Quando uma organização atravessa uma mudança organizacional é essencial que , para o sucesso destas, o fator humano seja tomado em conta, i.e. que os recursos humanos sejam capazes de aceitar essa mudança como válida e de a acompanhar. Além do planeamento da mudança do negócio, análise custo-benefício, pesquisa de aplicações tecnológicas, reengenharia de processos, tem também que ser dispendido tempo para dar formação aos empregados que lhes permita utilizar a tecnologia, para aumentar o seu treino e formação, cuidar de fatores sociais que podem auxiliar na mudança.

K. McAnally, Ph.D
Devido à sua complexidade e importância, é necessário que essa mudança seja gerida, isto é, que exista gestão da mudança organizacional (Organizational Change Management - OCM ). O que é exatamente OCM ? Segundo McAnally, trata-se de "um processo planejado e proativo de facilitar a mudança alinhando as pessoas com os processos e a tecnologia por forma a atingir a visão e objetivos da organização". Na prática significa intervir por forma a que as pessoas sejam capazes de entender e sentir-se envolvidas nas mudanças.


Áreas importantes de OCM são a cultura da organização, a participação dos colaboradores, atividades de equipe, integração das mudanças, integração da tecnologia e partilha de conhecimento na organização.

Uma das razões mais citadas para a necessidade de gestão da mudança organizacional é a resistência à mudança. A resistência existe porque os empregados se sentem ameaçados pelo processo de mudança, e normalmente estão a reagir a uma ameaça que não é real mas que lhes parece real.


O que pode diminuir essa resistência? As principais formas são a participação e a comunicação entre todos os membros da organização. A participação reduz o síndroma "nós-eles", que os colaboradores sentem relativamente aos gestores e promotores da mudança, e aumenta nos empregados a sensação de que influenciam e participam em decisões relevantes para o seu futuro. Ao participarem nas decisões, os membros da organização são capazes de entender a necessidade da mudança e de atravessarem um processo de catarse partilhando as suas emoções e receios com outros membros que estão a atravessar o mesmo processo. Se a participação não é possível então comunicação clara é necessária e pode servir para reduzir a incerteza que assusta os empregados.

O fato mais importante da OCM é o reconhecimento, por parte dos líderes da organização, da importância para o processo de mudança organizacional da aceitação da mudança por parte dos outros membros da organização.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!


Autor:  Kimcee McAnally, Ph.D. – https://www.linkedin.com/in/kimcee-mcanally-ph-d-432a4b

Nenhum comentário: