Certa
vez fui convidado pelo Rotary Clubs para para um jantar e fazer uma palestra sobre consultoria.
Como há muito tempo aprendi com um brilhante palestrante que devemos falar de pé para sermos vistos, alto para
sermos ouvidos e pouco para sermos apreciados, sintetizei meu tempo nos 10
pontos abaixo:
1. Porque sua empresa quer contratar um consultor? Não chame os
homens de preto se você não souber exatamente o que quer. Analise seu problema
e veja aonde sua empresa quer chegar com a solução. Não faça nada se o grupo
não estiver realmente convicto de que um consultor é necessário.
2. Sua empresa realmente precisa de consultores para resolver a questão?
Se você tiver dentro da empresa pessoas capacitadas, tempo, informação e
recursos para tocar o projeto, esqueça a consultoria. Ela não fará o menor
sentido.
3. Que tipo de consultor contratar? Uma consultoria só será útil se tiver
experiência na solução do "Seu" tipo de problema e se souber o mínimo
sobre o "seu" negócio. Evite comprar pacotes de ideias.
4. Cheque a reputação e a competência da equipe com clientes que já
passaram pelo mesmo processo e tente escolher os consultores mais adequados para
a sua necessidade. Peça uma proposta formal a duas ou três consultorias e escolha
a que melhor se adaptar às suas necessidades.
6. Nunca desista de controle. Ninguém conhece mais seus negócios do
que você e sua equipe. Como diz Arthur Martinez, presidente da Sears:
consultores devem agir como capitães, não como generais. Essa tarefa cabe aos
executivos da empresa.
8. Valorize seus funcionários. Sozinhos, consultores podem muito pouco.
As informações, as ideias e a colaboração do pessoal da empresa são
fundamentais para o sucesso da consultoria. Eles têm de ser ouvidos.
Nota do Autor
Se você
tiver dúvidas sobre a necessidade de sua empresa contratar um profissional,
solicite gratuitamente o questionário
SUA EMPRESA PRECISA CONTRATAR UM CONSULTOR?
pelo email antomar.marins@gmail.com
Fontes: How to Select and Use Management Consultants
(ACME - Association of Management Consulting Firms), Dangerous Company e
Harvard Management Update
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