Ebooks Grátis

domingo, 25 de setembro de 2016

METODOLOGIA “RAPID”

A metodologia RAPID ajuda a definir claramente as responsabilidades nos processos de tomada de decisão em uma empresa. Muitas companhias têm dificuldades na tomada de decisões, já que muitos funcionários podem acreditar que são responsáveis por uma decisão (ou nenhum funcionário pode assumir esta responsabilidade). RAPID ajuda os times de gestão a designar papéis e envolver as pessoas relevantes.

A chave é definir claramente quem fornece informações, quem decide e quem realiza a atividade.


As 5 letras de RAPID correspondem em inglês aos 5 papéis críticos na tomada de decisão:  recomendar, concordar, executar, informar e decidir.

R - RECOMMEND (Recomendar):  As pessoas neste papel são responsáveis por juntar informações e fazer recomendações para a decisão nos tempos adequados.  Devem consultar com as pessoas que fornecem informação, além de possuir habilidades analíticas e organizacionais e bom senso.

A - AGREE (Concordar): Pessoas que possuem poder de veto (sim ou não) sobre a recomendação.  A aplicação do veto gera um debate entre eles e os que recomendam, que deve levar a uma nova recomendação  modificada.  Se isto demora muito ou os 2 grupos não chegam a um entendimento, o assunto deve ser levado à pessoa encarregada da decisão ("D").

P - PERFORM (Executar): Após a tomada da decisão,  uma pessoa ou grupo de pessoas serão responsáveis pela sua execução.   Em alguns casos, serão as mesmas pessoas que recomendaram a decisão. 

I - INPUT (Informar): São as pessoas consultadas na decisão.  Como as pessoas que fornecem informações são normalmente envolvidas na execução, os que recomendam tem forte interesse em ouvir seus conselhos com seriedade.  Se as pessoas corretas não forem envolvidas e motivadas, a decisão tem maior probabilidade de fracassar na execução.

D - DECIDE (Decidir): A pessoa com a "D" é o tomador de decisão.  É o responsável final pelas consequências da decisão e tem autoridade para resolver impasses n processo de tomada de decisão, e de comprometer a organização com a ação.

Documentar os papéis e definir responsabilidades são essenciais, mas para uma boa tomada de decisão também é necessário ter o processo correto.  O excesso de regras podem causar o colapso do processo. O processo mais eficiente está baseado em regras específicas mas simples o suficiente para que sejam adaptáveis.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...