Prof.A.Marins |
O Inbound Marketing,
em uma tradução literal para o português poderia ser chamado de marketing de entrada, mas também tem
sido conhecido por alguns como marketing
de atração ou, ainda, novo marketing.
Dentre esses, o melhor título
para nomeá-lo é o de novo marketing, já que o Inbound é uma estratégia
inovadora que rompe com os antigos conceitos de marketing e traz uma nova visão
de trabalho, que se baseia em ganhar o interesse das pessoas e fazer com que
seus potenciais clientes te encontrem e te procurem.
O velho marketing, chamado de Outbound Marketing, é aquela tática que
conhecemos que busca oferecer os seus produtos ou serviços para o público em
geral. O Inbound faz exatamente o
contrário, seu objetivo é atrair os potenciais clientes até a empresa, fazer
com que eles te encontrem, se comunicar com eles, entender suas necessidades,
ajudá-los e por fim, encantá-los.
Além disso, o Inbound Marketing busca atrair e
conquistar o público alvo e os leads qualificados, ou seja, aqueles que
realmente tenham interesse nos serviços que a sua empresa oferece. Ele não
realiza ações para o público em geral, como o velho marketing fazia, ele foca
seus esforços em atrair as pessoas certas.
Como funciona o Inbound Marketing?
Carlos Justino |
O Inbound Marketing possui como
um de seus pilares o marketing de conteúdo, se concentrando na criação e
compartilhamento de conteúdo de qualidade para trazer as pessoas certas para a
sua empresa. Para isso, é preciso alinhar o conteúdo com os interesses do seu
público-alvo, assim você atrai o tráfego de entrada e então, pode converter em
leads, fechar negócios e conquistar a fidelidade do cliente.
Em outras palavras, o Inbound
Marketing é a melhor maneira de transformar estranhos em clientes e promover um
negócio. Pois, a sua metodologia é adaptada a atual situação de mercado e aos
atuais hábitos de compra dos consumidores.
A metodologia do Inbound Marketing
A estratégia de Inbound Marketing
combina a criação de conteúdo com automação de marketing e possui uma
metodologia baseada em quatro ações:
- Atrair o tráfego de visitantes;
- Converter visitantes em leads;
- Fechar leads em clientes;
- Encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca.
Todas
essas etapas são feitas por meio de ações e técnicas integradas (SEO, blog,
mídias sociais, e-mail marketing, landing pages, etc.), que são monitoradas por
uma ferramenta, assim é possível mensurar e analisar os resultados, para que as
táticas sejam aprimoradas continuamente.
Ao
publicar o conteúdo certo no lugar certo, o marketing torna-se relevante e útil
para seus clientes e não interruptivo. Assim, ele ganha a atenção dos
potenciais clientes e conduz os consumidores para o seu site, através da
geração de um conteúdo que o seu público-alvo considera relevante.
Dessa
forma, o Inbound Marketing ajuda a consolidar uma marca e capturar mais leads
qualificados, além de colaborar para a conversão desses leads, aumentando o
número de clientes e mensurando os resultados.
É uma
estratégia complexa, focada no público-alvo (persona), planejada e que reúne as
melhores ações de marketing para atrair o público certo para a sua empresa e
fazer esses leads passarem por todas as etapas do funil de venda até estarem
prontos para se tornarem um cliente, e depois, clientes satisfeitos e
fidelizados.
Pense
nisto e tenha uma ótima semana!
Autor: Carlos
Justino
- CEO da Agência IPub e reconhecido
como um dos grandes especialistas em Inbound Marketing no país. – http://inbound.grupoipub.com.br/
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