Uma força-tarefa é um grupo de pessoas que estão
temporariamente designados para trabalhar em conjunto para alcançar algo
específico e com objetivos claramente definidos. Por exemplo, uma força-tarefa de
qualidade funciona independentemente de um departamento para abordar questões de
melhoria relativas à produção, venda, administração, marketing etc.
Embora o conceito de uma força-tarefa é de origem militar,
hoje, forças-tarefas são freqüentemente encontrados além dos limites das forças
armadas, aparecendo no mundo dos negócios e outros.
O que leva uma empresa optar por usar esta ferramenta? O
primeiro é tipicamente um sentimento de autonomia, uma força-tarefa é comandada
por alguém de alto escalão suficiente para que ele ou ela não precisa consultar
constantemente superiores para tomar decisões. Isso faz com que uma força-tarefa
extremamente móvel, flexível e eficaz, permitindo que os membros para usar suas
habilidades de forma muito eficiente. Uma
força-tarefa típica é multifuncional. Ela contém um vasto leque de pessoas,
integrando uma variedade de habilidades em uma única unidade.
Quando uma força-tarefa é formada, o prazo e os objetivos da
força-tarefa são claramente definidas, e o “líder” geralmente indica o tipo de
pessoal e de os recursos que seriam necessários. Quando o objetivo desejado seja
alcançado, a força-tarefa é dividida novamente, com os membros de retornar às
suas posições normais.
Enquanto a maioria das forças tarefa foco em metas de curto
prazo, como desenvolvimento de novas tecnologias ou resolver um problema
específico, uma força-tarefa também pode levar a mais desafiadora questões de
longo prazo, como a reestruturação ou construção de uma nova linha de produção. Em alguns casos, essas forças-tarefa,
em última instância evoluir para unidades regulares, refletindo o fato de que
sua missão nunca será realmente feito, embora possam fazer grandes avanços na
direção certa.
Pense nisto e tenha uma ótima semana.
Autor: Prof.A.Marins – Força-Tarefa: Fazendo Acontecer na Empresa, ADN – Administração de Negócios,
Rio de Janeiro, RJ, COAD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário