O Que é Tomada de Decisão?
Tomada de decisão é um processo
cognitivo que resulta na seleção de uma opção entre várias alternativas. É
amplamente utilizada para incluir preferência, inferência, classificação e julgamento,
quer consciente ou inconsciente. Existem duas principais teorias de
tomada de decisão – teorias
racionais e teorias não racionais – variando entre si num sem numero de dimensões.
Teorias racionais são por excelência normativas, baseadas em
conceitos de maximização e otimização, vendo o decisor como um ser de
capacidades omniscientes e de consistência interna.
Teorias não racionais são por
excelência descritivas, e têm em consideração as capacidades limitantes da
mente humana em termos de conhecimento, memoria e tempo. Utilizam heurísticas como procedimento cognitivo,
fornecendo uma estrutura mais realística dos processos de tomada de decisão.
Tomada de
Decisão na Administração
Na administração, a tomada de decisão é
o processo cognitivo pelo qual se escolhe um plano de ação dentre
vários outros (baseados em variados cenários, ambientes, análises e fatores)
para uma situação-problema. Todo processo decisório produz uma escolha
final. A saída pode ser uma ação ou uma opinião de escolha. Ou seja, a tomada
de decisão refere-se ao processo de escolher o caminho mais adequado à empresa,
em uma determinada circunstância.
Nível
de importância dentro da organização:
- Altamente importantes;
- Importantes;
- Medianamente importantes;
- Pouco importantes;
- Não importantes.
Estruturação:
- Estruturadas;
- Não-estruturadas.
Previsibilidade:
- Rotineiras ou cíclicas;
- Não rotineiras ou acíclicas;
- Inéditas.
Qualquer decisão tomada
na empresa ela será afetará no geral, por isso; tem que ser bem pensada a
alternativa a ser escolhida, pois, deve-se pautar a tomada de decisão orientando-se
e definindo caminhos a serem percorridos e pensar no que poderá ser afetado através
desta decisão.
Tomar uma decisão é uma
responsabilidade enorme, maior ainda para quem tem pouca experiência de
trabalho, existem pessoas que tem facilidade com o processo de tomada de
decisão e outras que colocam uma importância que às vezes o problema não merece
e acabam por fazer errado, ou criar problema maior.
Antes de tomar uma
decisão deve ser feito todo um estudo, um processo de análise para tentar
diminuir a chance de que a decisão que foi escolhida seja a errada e acabe
resultando em consequências negativas para a empresa.
A necessidade de se
tomar decisão ocorre num momento de impasse em que a mais de uma opção a
seguir. Cada um de nós toma decisão baseada em aspectos subjetivos, a
subjetividade não tem medida perfeita ela é organizada, sistemática e objetiva.
Por isto lembre-se: “você pode “tomar uma
decisão certa no momento errado, errado no momento certo, errado no momento
errado ou certo no momento certo.”
Reflita sobre isto e tenha
uma ótima semana.
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