Em um sentido
amplo, o marketing pode ser definido como a prática de criar e demonstrar os
valores de uma empresa ao seu público, alavancando e expandindo a empresa por
meio dessas ações. O marketing pessoal não difere dessa teoria, a não ser pelo
fato de que a empresa a ser promovida é você.
Mas… O que é o marketing pessoal?
A máxima de que uma
ação fala mais do que mil palavras é a síntese do marketing pessoal. A forma
como você se relaciona e se porta são as bases da construção da sua imagem para
os outros – colegas, chefes, parceiros, etc. Não estamos falando de habilidades
ou competências, mas sim de comunicação e relacionamento. Quem nunca se deparou
com dois funcionários que exercem a mesma função, mas se mostram (e são
percebidos) tão diferentemente um do outro?
Em tempos de
mercado acirrado onde profissionais batalham com garra por uma boa colocação ou
por promoções dentro da sua empresa, saber se posicionar e se relacionar com o
outro faz uma grande diferença.
Marketing pessoal na
prática
Costuma-se falar
que marketing pessoal não é algo que se faz, mas algo que se vive, pois suas
ações são realizadas no dia a dia, sem data para terminar. Abaixo, criamos uma
lista com cinco pontos fundamentais para se atentar dentro do seu comportamento
e melhorar a visão que as pessoas têm de você, fazendo um melhor marketing pessoal:
Apresentação e aparência – Não
há como fugir desse quesito. Antes mesmo de você falar qualquer coisa, é muito
provável que já tenham feito algum tipo de julgamento a respeito da sua
aparência. E não estamos falando de “feio” ou “bonito”. Profissionais de RH
concordam que a aparência de alguém pode dizer sobre o seu comprometimento e
sobre o quanto ele se importa com o evento, entrevista ou reunião da qual está
participando. Cuide da sua aparência, se vista de forma equilibrada com a sua
função e com o local em que você irá e apresente-se como uma pessoa que se
importa com ela própria.
Boa (e correta) comunicação – Falar,
ler e escrever bem é fundamental. Se esse não é o seu caso, busque cursos
livres de português e aprimore a sua comunicação escrita. Para a comunicação
verbal, o português correto também é essencial. Além disso, ter desenvoltura
para falar e conseguir transmitir o seu pensamento de uma forma clara e coesa é
um fator a mais para o profissional. Uma reunião bem dirigida ou um contato
eficiente com um cliente conseguem te destacar dentro do seu trabalho.
Trato com os superiores – Ser proativo é uma exigência já fundamental do mercado de
trabalho, mas apesar disso, muitos funcionários insistem em “ficar no mesmo”.
Promover-se como um bom profissional é oferecer mais e melhor do que lhe pedem.
Um trabalho bem feito é aquele que surpreende e vai além. Inove e mostre aos
seus superiores que você pode (e quer) conseguir um espaço maior para
desenvolver mais habilidades.
Trato com os colegas – Cuidar bem do networking é uma ótima forma de alavancar o seu
marketing pessoal. Vivemos e trabalhamos em equipe e saber cumprir seu papel
dentro de um grupo é essencial. Estar disponível para ser ensinado (e ensinar)
demonstra uma boa relação interpessoal, indispensável no mundo atual de tantas
conexões.
Conhecer-se e sentir-se seguro – A última dica é a mais importante, já que a confiança em si
mesmo é o que move a boa desenvoltura. Conhecer seus pontos fortes e investir
nele, assim como sempre melhorar o seu lado negativo, faz de você um profissional
diferenciado, que sabe onde pode chegar e sabe como mostrar isso aos outros. Reconheça
seus atributos e promova-os. Os outros estão exatamente buscando as suas qualidades.
Seja verdadeiro e se apresente ao mundo mas cuidado com o ego...
Uma boa forma de
perceber como você quer que as pessoas te vejam é pensar em como você
elaboraria uma marca. Que tipo de valores a sua marca teria? Qual o sentimento
você gostaria que ela despertasse (confiança, inovação, insistência)? Aonde
você gostaria que a sua marca chegasse?
Leve essas questões
para a o seu nome e invista nos pontos necessários para incrementar o seu
marketing pessoal e mostrar ao mundo o valor da sua marca.
Pense nisto e tenha
uma ótima semana!
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