Prof.A.Marins |
O modelo das Cinco
Forças de Porter, concebido por Michael Porter,
foi publicado em 1979, na Harvard Business
Review e destina-se à análise da competição entre empresas.
O artigo "As cinco forças
competitivas que moldam a estratégia", considera cinco fatores, as
"forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa
desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter
refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais
geral macroambiente. Utilizam
dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus
clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente
requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado.
Porter avalia que a estratégia competitiva de uma empresa
deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a
atratividade de uma indústria.
As cinco
forças de Porter são:
Rivalidade entre os Concorrentes
Para a maioria das indústrias,
esse é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes rivais
competem agressivamente, não só em relação ao preço do produto, como também a inovação, marketing,
etc.
- Número de concorrentes e repartição de quotas de mercado;
- Taxa de crescimento da indústria;
- Diversidade de concorrentes;
- Complexidade e assimetria informacional;
- Grau de diferenciação dos produtos;
- As barreiras à saída.
.Prof. M.Porter |
Em situações de elevada rivalidade os concorrentes
procuram ativamente captar clientes, as margens são esmagadas e a atuação
centra-se em cortes de preços e descontos de quantidade. Lembrando que esse
sistema é feito para servir pessoas e como consequência vem os lucros.
Poder de Negociação dos Clientes
Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de
bens e serviços. Também competindo com a indústria, forçando os preços para
baixo. Assim jogando os concorrentes uns contra os outros.
Também descrito como o mercado de realizações. A
capacidade dos clientes de colocar a empresa sob pressão, e também, afetar os
clientes com a sensibilidade à evolução dos preços.
Análise RFM (economia) é
um método utilizado para analisar o comportamento do cliente e definir
segmentos de mercado. É comumente utilizada em data-base marketing e marketing
direto e tem recebido atenção especial no varejo:
- Preço da compra total
- Disponibilidade de informação do comprador em relação ao produto
- Existência de produtos substitutos
- Da sua dimensão enquanto clientes
- Da sua capacidade de integração a montante
Poder de Negociação dos Fornecedores
Também descrito como mercado de insumos. Fornecedores de matérias-primas,
componentes e serviços para a empresa pode ser uma fonte de poder.
Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa ou, por exemplo, cobrar
preços excessivamente elevados para recursos únicos.
- Grau de diferenciação
- Custo dos fatores de produção em relação ao preço de venda do produto
- Ameaça de transmitir integração dos fornecedores em relação à ameaça de integração por outras empresa
- Ter somente um fornecedor para a empresa pode ser um ponto fraco, caso o fornecedor venha a falir ou mesmo a elevar os preços de matérias-primas muito maior em relação a concorrência.
- Ameaça de integração a montante ou a jusante
- 5 forças
Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes
Muitas empresas entram no mercado com o desejo de
conseguir uma fatia (parcela) de um setor e frequentemente recursos
substanciais. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua
inserção, fica mais difícil a sua fixação no mercado: a ameaça de entrada é
pequena. Se o concorrente estabelecer-se pode haver perda de rentabilidade por
parte de empresa. Com a ajuda de barreiras ficará muito difícil para o
concorrente "roubar" os melhores clientes, assim caso o concorrente
se estabelecer no mercado, ele eventualmente vai ficar com os piores clientes,
portanto pensando duas vezes antes de entrar no novo mercado.
Essa ameaça também pode ser conhecida como A
ameaça de novos entrantes, ou mesmo Barreiras à entrada de
concorrentes.
- A existência de barreiras de entrada (patentes, direitos, etc..
- Acesso aos canais de distribuição.
- Exigências de capital.
- Políticas governamentais.
- Marca.
- Vantagens absolutas de custo.
- Economia de escala.
- Custos de transição.
Ameaça de Produtos Substitutos
A existência de produtos (bens e serviços) substitutos no
mercado, que analisados, desempenham funções equivalentes ou parecidas é uma
condição básica de barganha que pode afetar as empresas. Assim os substitutos
(bens ou serviços) podem limitar os lucros em tempos normais, e como também
podem reduzir as fontes de riqueza que a indústria pode obter em tempos de
prosperidade.
Outro fator seria que, o produto comercializado ou
produzido pela empresa possa tornar-se obsoleto com o tempo, para isso não
ocorrer é preciso investir em avanços tecnológicos, produzir um derivado ou
mesmo um novo produto. A organização deve ficar atenta as novas
mudanças/tendências do mercado/produto. Caso não seja feito nada, a concorrência
pode adquirir parte do mercado da empresa analisada.
- Relação preço/rendimento.
- Nível de diferenciação do produto.
- Poder de barganha do comprador.
- Qualidade do produto
Importante
Em um determinado momento, uma ou algumas
dessas forças são mais importantes para um determinado setor industrial,
assumindo maior influência na determinação da sua lucratividade. A fim de se
elaborar uma boa estratégia, é necessário conhecer-se bem o setor e as
características que governam as suas forças competitivas.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
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