Stakeholder significa público estratégico e
descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria,
podendo ou não ter feito um investimento neles.
Em inglês stake significa interesse,
participação, risco. Holder significa aquele que possui.
Assim, stakeholder também significa parte
interessada ou interveniente. É uma palavra em inglês muito
utilizada nas áreas de administração,
qualidade, tecnologia da informação, entre outras, cujo objetivo é designar
as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano
de negócios, ou seja, as partes interessadas.
O stakeholder é uma pessoa ou um grupo, que legitima
as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e
resultados dessa mesma organização. Desta forma, um stakeholder pode
ser afetado positivamente ou negativamente, dependendo das suas políticas e
forma de atuação.
O termo stakeholder foi criado por um filósofo chamado Robert Edward Freeman
e tem se tornado cada vez mais comum, uma vez que é uma peça muito importante para contribuir
no desempenho de uma organização e influenciar as atitudes e ações do stakeholder dentro da empresa.
O sucesso de qualquer empreendimento depende da
participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que
suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos
gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades,
compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes
pode possuir um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de
todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite
achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na
execução desse processo.
Outro ponto essencial, muitas vezes
negligenciado na gestão de escopo de um projeto, é saber identificar todas as
partes interessadas no projeto. Os usuários diretos ou o setor que se beneficiará
com a implementação do projeto são facilmente identificáveis, porém aquelas partes
interessadas que não estão diretamente ligadas ao projeto nem à formulação de
requisitos são bem mais difíceis de ser identificadas. Com frequência, o
problema é que são justamente esses "interessados" indiretos que costumam
causar os maiores transtornos aos cronogramas e às especificações dos projetos.
Tais interessados indiretos podem ser pessoas ou entidades externas à empresa,
como sindicatos, entidades de classe, órgãos governamentais ou reguladores.
Ignorar o poder de influência de entidades de classes ou as exigências legais
inerentes ao ambiente ou mercado em que o sistema vai operar pode causar uma
infinidade de problemas com retrabalho e ampliação de escopo.
Uma organização que pretende ter uma existência estável e
duradoura deve atender simultaneamente as necessidades de todas as suas partes
interessadas. Para fazer isso ela precisa "gerar valor", isto é, a
aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
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