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sábado, 29 de abril de 2017

COMO SUPERAR E CRESCER APÓS A CRISE

Prof.A.Marins
De acordo com a lenda, Thomas Edison fez milhares de protótipos da lâmpada incandescente antes que ele finalmente entendesse direito. E, como o prolífico inventor recebeu mais de 1.000 patentes, é fácil imaginá-lo falhando diariamente em seu laboratório em Menlo Park.

Apesar de lutar com o "fracasso" ao longo de toda a sua vida profissional, Edison nunca deixá-lo tirar o melhor dele. Todos esses "fracassos", que são relatados em dezenas de milhares, simplesmente mostravam-lhe como não inventar algo. Sua resistência deu ao mundo algumas das invenções mais surpreendentes do início do século 20, como o fonógrafo, o telégrafo e o cinema.

Thomas Edison 

É difícil imaginar como seria nosso mundo se Edison tivesse desistido depois de suas primeiras falhas. Sua história inspiradora nos obriga a olhar para nossas próprias vidas - temos a resiliência que precisamos para superar nossos desafios? Ou deixamos nossos fracassos descarrilar nossos sonhos? E o que conseguiríamos se tivéssemos a força de não desistir?

Neste artigo, examinaremos a resiliência: o que é, por que precisamos dela e como desenvolvê-la; Para que tenhamos a força e a fortaleza para superar a adversidade e continuar avançando rumo aos nossos sonhos e aos nossos objetivos.

A Importância da Resiliência

Resiliência (ou resiliência) é a nossa capacidade de se adaptar e recuperar quando as coisas não vão como planejado. As pessoas resilientes não se afogam nem se debruçam sobre as falhas; Eles reconhecem a situação, aprendem com seus erros e seguem em frente.


De acordo com a pesquisa da psicóloga líder, Susan Kobasa, há três elementos que são essenciais para a resiliência:
  1. Desafio - as pessoas resistentes veem uma dificuldade como um desafio, não como um evento paralisante. Eles olham para seus fracassos e erros como lições a serem aprendidas, e como oportunidades de crescimento. Eles não os veem como uma reflexão negativa sobre suas habilidades ou autoestima.
  2. Compromisso - Resilientes estão comprometidos com suas vidas e seus objetivos, e eles têm uma razão convincente para sair da cama cedo de manhã. O compromisso não se restringe apenas ao seu trabalho - eles se comprometem com seus relacionamentos, suas amizades, as causas que eles se importam, e suas crenças religiosas ou espirituais.
  3. Controle Pessoal - Pessoas resilientes gastam seu tempo e energia focando situações e eventos sobre os quais têm controle. Porque eles colocam seus esforços onde eles podem ter o maior impacto, eles se sentem confiante. Aqueles que passam o tempo se preocupando com eventos incontroláveis ​​muitas vezes podem se sentir perdidos, desamparados e impotentes para agir.

Outro psicólogo líder, Martin Seligman, diz que a maneira que nós explicamos contratempos para nós mesmos também é importante. (Ele fala em termos de otimismo e pessimismo em vez de resiliência, no entanto, o efeito é essencialmente o mesmo). Este "estilo explicativo" é composto de três elementos principais:
  • Permanência - Pessoas que são otimistas (e, portanto, têm mais resistência) veem os efeitos de eventos ruins como temporários ao invés de permanentes. Por exemplo, eles poderiam dizer: "Meu chefe não gostou do trabalho que fiz no projeto", em vez de "Meu chefe nunca gosta do meu trabalho".
  • Pervasividade - as pessoas resistentes não deixam reveses ou eventos ruins afetarem outras áreas não relacionadas de suas vidas. Por exemplo, eles diriam "eu não sou muito bom nisso", em vez de "não sou bom em nada".
  • Personalidade - Pessoas que têm resiliência não se culpam quando ocorrem eventos ruins. Em vez disso, eles veem as outras pessoas, ou as circunstâncias, como a causa. Por exemplo, eles poderiam dizer: "Eu não consegui o apoio que eu precisava para concluir o projeto com sucesso", em vez de "eu estraguei esse projeto porque não consigo fazer meu trabalho".
Dr. Cal Crow, co-fundador e Diretor de Programa do Centro de Aprendizagem Conexões, identifica vários outros atributos que são comuns em pessoas resilientes:
  • Pessoas resistentes têm uma imagem positiva do futuro. Ou seja, eles mantêm uma perspectiva positiva e preveem dias mais brilhantes.
  • Pessoas resistentes têm objetivos sólidos, e um desejo de alcançar esses objetivos.
  • As pessoas resistentes são empáticas e compassivas, no entanto, elas não perdem tempo preocupando-se com o que os outros pensam delas. Eles mantêm relacionamentos saudáveis, mas não se curvam à pressão dos pares.
  • Pessoas resistentes nunca pensam em si mesmas como vítimas - elas concentram seu tempo e energia em mudar as coisas sobre as quais têm controle.
Como vemos adversidade e estresse afeta fortemente como temos sucesso, e esta é uma das razões mais importantes que ter uma mentalidade resiliente é tão importante.


O fato é que nós vamos falhar de vez em quando: é uma parte inevitável da vida que cometemos erros, enganos, omissões e, ocasionalmente, caímos de cara no chão. A única maneira de evitar isso é viver uma existência fechada e magra, nunca tentando nada de novo ou correr riscos. Poucos de nós querem uma vida assim!

Em vez disso, devemos ter a coragem de ir atrás de nossos sonhos, apesar do risco muito real de que vamos falhar de uma forma ou de outra. Ser resiliente significa que quando falhamos, recuperamos, temos a força para aprender as lições que precisamos aprender e podemos passar para coisas maiores e melhores.

No geral, a resiliência nos dá o poder de superar reverses, para que possamos viver a vida que sempre imaginamos.


Desenvolvendo Resiliência

A boa notícia é que mesmo se você não é uma pessoa naturalmente resistente, você pode aprender a desenvolver uma mentalidade e atitude resiliente. Para isso, incorpore o seguinte em sua vida diária:
  • Obter suficiente sono e exercício, e aprender a gerir o stress. Quando você cuida de sua mente e corpo, você é mais capaz de lidar efetivamente com desafios em sua vida.
  • Pratique a consciência do pensamento. As pessoas resistentes não deixam os pensamentos negativos descarrilar seus esforços. Em vez disso, eles sempre praticam o pensamento positivo. Além disso, "escute" como você fala consigo mesmo quando algo dá errado. Pratique Restruturação Cognitiva para mudar a maneira que você pensa sobre situações negativas e eventos ruins.
  • Aprenda com seus erros e fracassos. Cada erro tem o poder de ensinar-lhe algo importante; por isso não pare de pesquisar até encontrar a lição em todas as situações. Além disso, certifique-se de que você compreende a ideia de "crescimento pós-traumático" - pode haver verdade real no ditado que "se não matá-lo, ele faz você mais forte."
  • Escolha sua resposta. Lembre-se, todos nós experimentamos dias ruins e todos passamos por nossa parcela de crises. Mas nós temos uma escolha como nós respondemos; podemos escolher reagir negativamente ou entrar em pânico, ou podemos escolher permanecer calmo e lógico para encontrar uma solução. Sua reação sempre depende de você. Manter a perspectiva. As pessoas resilientes compreendem que, embora uma situação ou crise possa parecer esmagadora no momento, pode não causar muito impacto a longo prazo. Tente evitar eventos de sopro fora de proporção.
  • Se ainda não o usa, aprenda a definir seus objetivos pessoais e eficazes através do SMART - é extremamente importante definir e atingir metas que correspondam aos seus valores e aprender com suas experiências.
  • Construa sua autoconfiança. Lembre-se, as pessoas resistentes estão confiantes de que eles terão sucesso eventualmente, apesar dos contratempos ou estresses que eles podem enfrentar. Essa crença em si mesmo também lhes permite assumir riscos: quando você desenvolve a confiança e um forte senso de si, você tem a força para seguir em frente e assumir os riscos que você precisa para chegar à frente.
  • Desenvolver relações fortes com seus colegas. Pessoas que têm conexões fortes no trabalho são mais resistentes ao estresse, e eles são mais felizes em seu papel. Isso também serve para a sua vida pessoal: quanto mais amizades reais você desenvolver, mais resistente você vai ser, porque você tem uma forte rede de apoio para voltar a cair. (Lembre-se que tratar as pessoas com compaixãoempatia é muito importante aqui.)
  • Concentre-se em ser flexível. As pessoas resilientes compreendem que as coisas mudam, e que os planos cuidadosamente feitos podem, ocasionalmente, precisar ser alterados ou desmantelados.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!


Fonte: Tradução livre do artigo Bounce Back After a Crisis pelo Prof.A.Marins - MindTools - https://www.mindtools.com/

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