Qual a sua prioridade para tomar uma decisão? Qual assunto deve tratar primeiro: o urgente, o importante ou o eventual?
Existem, hoje, diversas formas de analisar o que deve ser feito primeiro em uma empresa. A análise vai muito além do problema ou solução em si. Envolve colaboradores, missão estratégica de negócio e, principalmente, os clientes. Entre elas existe uma que pode ajudá-lo: a Matriz de Decisão GUT.
GUT significa Gravidade, Urgência e Tendência. São parâmetros tomados para se estabelecer prioridades na eliminação de problemas, especialmente se forem vários e relacionados entre si.
A técnica de GUT foi desenvolvida pelo Prof. Kaoru Ishikawa, um dos pioneiros nas atividades de controle da qualidade no Japão, na década de 40 com o objetivo de orientar decisões mais complexas.
Princípios e características
A técnica é bem simples, apesar de poderosa. Primeiro, é preciso separar cada problema que tenha causa própria. A priorização é feita atribuindo-se notas de 1 a 5 para as seguintes variáveis:
- Gravidade;
- Urgência;
- Tendência;
- Impacto em Investimento;
- Impacto na Redução de Custos;
- Satisfação das Pessoas.
Gravidade: Refere-se ao grau de prejuízo que poderá resultar da não atuação sobre esta atividade/processo.
Urgência: Refere-se ao tempo que se dispõe para atacar a situação ou problema.
Tendência: Refere-se à perspectivas do que ocorrerá se não efetivarmos a ação proposta.
Impacto em Investimento: Recursos necessários para implementar a ação.
Impacto na Redução de Custos: Economias esperadas e/ou que se manterão ao longo do tempo.
Satisfação das Pessoas: Resultados esperados das medidas no atendimento ao cliente interno, externo e na motivação/perspectivas de desenvolvimento dos colaboradores.
A nossa sugestão será utilizar também outra ferramenta, a Matriz BASICO usada para priorizar soluções a serem tomadas. Mas isso é um assunto para outro artigo nosso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário