Ebooks Grátis

sexta-feira, 13 de maio de 2011

UM AMULETO PARA SUA EMPRESA

Como consultor, algumas vezes fui procurado por diretores e gerentes que não sabiam precisamente o que queriam e o que esperavam da consultoria.

Em um dos meus artigos (Para que Estou Contratando um Consultor) formulei três perguntas e uma recomendação para esses profissionais. As perguntas são:

·         Você sabe, de forma clara, para que está contratando um consultor?
·         Em quanto tempo você espera que o trabalho do consultor deva estar concluído?
·         Você sabe como medir o trabalho do consultor?

A recomendação é:

“Se você não respondeu a qualquer uma das questões formuladas, por favor, não contrate os serviços de consultoria sem, pelo menos, ler aquele artigo...”

Contudo, outros vão mais longe: esperam que o consultor, como o Mágico de Oz, tire da “sua cartola” todas as soluções imediatas para “curararem” os problemas (muitos crônicos) de suas empresas. Para os dois casos, hoje tenho uma solução: um “amuleto mágico”, como o que conto neste artigo...

Um granjeiro pediu certa vez a um sábio que o ajudasse a melhorar sua granja, que tinha baixo rendimento. O sábio escreveu algo em um pedaço de papel, o qual foi colocado numa caixinha. Ao entregá-la ao granjeiro, o sábio disse:

– Leva esta caixinha por todos os lados de sua granja, três vezes ao dia, durante um ano.

Assim fez o granjeiro. Pela manhã, ao ir ao campo, levando a caixinha consigo, encontrou um empregado dormindo, quando este deveria estar trabalhando. Acordou-o e chamou sua atenção. Ao meio-dia, quando foi ao estábulo, encontrou o gado sujo e os cavalos ainda sem sua alimentação.

À noite, indo à cozinha com a caixinha, deu-se conta de que o cozinheiro estava desperdiçando alimentos. A partir daí, todos os dias, ao percorrer sua granja de um lado para outro com seu amuleto, encontrava coisas que deveriam ser corrigidas.

Ao final do ano voltou a encontrar o sábio e pediu:

– O senhor pode deixar esta caixinha comigo por mais um ano? Minha granja melhorou o rendimento desde que estou com este amuleto.

O sábio riu muito e, abrindo a caixinha, disse:

– Sim, podes ter este amuleto pelo resto da sua vida!

No papel dentro da caixa havia escrito a seguinte frase: “Se queres que as coisas melhorem, deves acompanhá-las de perto constantemente.”

Autor: Prof. A. MarinsPara que Estou Contratando um Consultor - http://qualidadebrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...