Ebooks Grátis

terça-feira, 24 de maio de 2011

VOCÊ CONHECE A TÉCNICA POMODORO?

Fazendo uma pesquisa na internet descobri, meio sem querer, (como grande parte das minhas descobertas na Internet) uma técnica de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980, a Técnica Pomodoro, ou melhor, The Pomodoro Technique.

A técnica é baseada na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental , além de combater a ansiedade de realizar diversas funções ao mesmo tempo.

É um método usado por profissionais que precisam focar na realização de suas tarefas e precisam se desligar de todas as distrações possíveis existentes.

Os passos básicos para adotar a Técnica Pomodoro são:

  • Escolher uma tarefa que precisa ser concluída;
  • Trabalhar intensamente nessa tarefa por 25 minutos (use um timer, cronômetro);
  • Passado os 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos;
  • Depois dos 5 minutos de pausa, volte à tarefa e trabalhe por mais 25 minutos, sem nenhuma interrupção.
  • Repita esse procedimento de 25 minutos na tarefa, 5 minutos de pausa por 4 vezes. Então tire uma pausa maior.
Esse período de 25 minutos se chama pomodoro, em homenagem àqueles cronômetros de cozinha, geralmente de 25 minutos que tem a forma de um tomate.

A técnica é bastante simples, sugere que você anote em uma folha (ou planilha) quantos pomodoros estão sendo usados em cada tarefa.

No site , The Pomodore Technique é possível fazer o download do PDF explicando toda a técnica Pomodoro na íntegra, além de modelos de planilhas para apontamentos e inventário. O PDF, em português, tem 45 páginas e explica toda técnica que foi criada nos anos 90 por um estudante italiano que tinha dificuldades em se concentrar nos estudos.

Vale a pena conhecer!

Fonte: The Pomodoro Technique - http://www.pomodorotechnique.com/

Nenhum comentário: