Ebooks Grátis

sábado, 22 de outubro de 2011

CARACTERÍSTICAS DA EQUIPE VENCEDORA

Líderes de todas as partes buscam descobrir a fórmula do sucesso na formação de equipes. Muitos na busca pelo melhor time, reúnem vários talentos e os resultados nem sempre são alcançados. Vez por outra, se aposta em grupo de iniciantes e os ganhos ficam acima das expectativas. Já em outras ocasiões, tentamos de várias formas reunirem os melhores candidatos, mas os resultados não são animadores.

Se for assim, afinal de contas, qual é o segredo do sucesso para montar times de vencedores? Como devemos agir? O que devemos priorizar? Essas são algumas perguntas que a maioria dos líderes gostaria de saber. Na verdade, não existe uma fórmula que garanta a formação de equipes vencedoras, o que existe são conceitos que se bem assimilados poderão fazer a diferença para o sucesso do time.

Para contar com um time de primeira, é necessário um propósito comum. Boa parte das equipes trabalha como se não fosse um time. Para trabalhar em conjunto e de forma eficaz, os membros da equipe precisam se reunir em torno de um propósito significativo e adotá-lo como se fosse seu próprio.

Feito isso um importante degrau na escalada para a otimização dos resultados da equipe foi conquistado, mas sozinho não é o bastante. É preciso reunir outros ingredientes para se chegar ao tempero ideal. Daí, o segundo degrau a ser alcançado será reunir um mix de competências complementares.

Tentar reunir uma equipe com as mesmas habilidades e perspectivas será fracasso na certa. Para funcionar como grupo vencedor é necessário reunir pessoas com diferentes conhecimentos técnicos e funcionais, novas abordagens para a tomada de decisões e resolução de problemas.

Agora sim, reunindo essas duas condições a equipe está pronta a vencer os desafios, não é mesmo? Ainda não. É preciso um terceiro e fundamental componente: a responsabilidade mútua. Ninguém poderá garantir compromisso de seus colaboradores. É preciso que ele seja conquistado e polido constantemente.

No passado costumávamos dizer que para ser um time de águias os membros deviam “vestir a camisa da empresa”, atualmente isso já não basta, é preciso “usar a pele da empresa”. Assim, trabalhando alinhado com os três princípios acima, podemos dizer que conquistamos o patamar mínimo para contar uma equipe campeã.

Mas lembre-se sempre de agradecê-la pelas conquistas, pois sem isso nenhuma técnica produzirá resultados memoráveis, afinal de contas, o verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe e agradecer é a melhor maneira de deixar todos motivados para novas conquistas.

Pense nisso e ótima semana.

Autor: Evaldo Costa – Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil – http:/evaldocosta.blogspot..com/

Nenhum comentário: