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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CINCO PASSOS PARA SER UM LÍDER DE SUCESSO

Estar à frente de um grupo de trabalho requer dedicação, comprometimento e postura ética. Exercer a liderança significa, entre outras coisas, gerenciar processos para alcançar os objetivos da empresa, motivar colaboradores e servir de exemplo para sua equipe. O bom trabalho dos líderes se traduz, em suma, no sucesso da gestão do negócio.

"Além de ser admirado pela sua postura exemplar, o líder precisa ter uma visão sistêmica da organização para disseminar os valores e conhecimento da empresa para a equipe. É importante que atue de forma transparente, democrática e inspiradora, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência. Mais do que isso, as lideranças exercem papel fundamental na criação de um ambiente propício à inovação, aperfeiçoamento e aprendizado constantes", destaca Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Para auxiliar os gestores na busca pela excelência da organização, a FNQ recomenda 5 passos fundamentais que vão servir de referência para que se tornem líderes de sucesso, com base no critério Liderança do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).

1. Promover o alinhamento de interesses
Assegurar a harmonia e o equilíbrio no relacionamento da equipe é tarefa básica de um líder, que muitas vezes tem que lidar com diferentes interesses na mesma organização. Para tornar isso um fato positivo, é essencial fazer todos entenderem como cada um pode, em sua área, colaborar com o desenvolvimento do projeto de trabalho, sem necessariamente conflitarem em suas ideias.

2. Internalizar as mudanças culturais
Implementar a cultura da excelência em uma equipe requer alterar o seu conceito organizacional, colocando novos valores à mesa. Recomenda-se incentivar e estimular a diversidade de ideias, a fim de tornar o ambiente de trabalho mais criativo e inovador. Atuando como catalisador dessas ideias, o líder facilita a aceitação desta cultura por parte da equipe e sua internalização ao processo de trabalho.

3. Manter canal de comunicação aberto com a equipe
Comunicar-se com clareza e objetividade é o que garante à equipe total assimilação dos valores e princípios da organização. Da mesma forma, é importante ouvir o que cada um tem a dizer sobre assuntos diversos. Assim, estabelece-se uma relação de confiança entre o líder e seu grupo, criando uma sintonia de ideias e um ambiente encorajador para que todos se sintam parte relevante do processo de trabalho.

4. Estabelecer e verificar o cumprimento de padrões de trabalho
Adotar padronizações nos processos de trabalho é imprescindível para se avaliar o desempenho da empresa. Com a execução de práticas mais uniformes, os resultados ficam menos sujeitos a variações e a equipe se mantém focada nos objetivos da organização. É importante também ter métodos eficazes para verificar o cumprimento destes padrões, obtendo melhores condições de primar pelos bons resultados da companhia.

5. Identificar e desenvolver novos líderes
Para garantir a perenidade do negócio, é importante saber identificar, entre os colaboradores, pessoas com potencial para exercer a liderança. Isso significa procurar pessoas com caráter inovador e motivador, que exerçam uma influência positiva sobre o grupo. Ter líderes confiáveis em diversos níveis faz com que todos os segmentos da empresa estejam alinhados na busca pela excelência.

Autor: Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) – Artigo reproduzido da FNQ em Revista - Ano 06 | nº 59 | setembro | 2011.

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