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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

A qualidade de vida no trabalho é uma ferramenta da Administração que demonstra a preocupação da busca pela satisfação do funcionário no ambiente laboral. Esta ferramenta reflete a evolução da alta administração e resulta em vários pontos positivos tanto para a empresa quanto para as relações humanas.

Uma das maiores preocupações é promover o bem estar dentro da organização, realizando trabalhos que desperte a motivação dos funcionários para com a organização.

E este trabalho vai muito além da promoção da qualidade de vida no trabalho, projetos com esta finalidade aumenta a produtividade, pois os colaboradores trabalham com maior empenho e aumenta o interesse dos envolvidos visto que é trabalhada com o fator motivação, isto sem falar na satisfação.

Com tantos pontos positivos, a qualidade de vida no trabalho, reflete não somente no ambiente interno, ela dissipa até mesmo aos consumidores, partindo do ponto que funcionários satisfeitos, motivados e reconhecidos, cumprem as suas tarefas com mais eficácia e com maior atenção ao público externo.

De acordo com os autores Walton (1973) e Fernandes (1996), a qualidade de vida no trabalho são apresentadas em várias categorias conceituais, conheçam algumas:

  • Compensação justa e adequada: justiça na compensação e na partilha dos ganhos referentes a produtividade;
  • Condições de trabalho: jornada de trabalho adequada, ambiente físico seguro e saudável, ausência de insalubridade;
  • Uso e desenvolvimento de capacidades: autonomia;
  • Oportunidades de crescimento e segurança: possibilidade de carreira, crescimento pessoal, perspectiva de avanço salarial e segurança de emprego;
  • Integração social na organização: ausência de preconceitos, igualdade, mobilidade, relacionamento, senso comunitário;
  • Constitucionalismo: direitos de proteção ao trabalhador, privacidade pessoal, liberdade de expressão, tratamento imparcial, direitos trabalhistas;
  • O trabalho e o espaço total da vida: papel balanceado no trabalho, estabilidade de horários, poucas mudanças geográficas, tempo para lazer da família;
  • Relevância social do trabalho na vida: imagem da empresa, responsabilidade social da empresa, responsabilidade pelos produtos, práticas de emprego.

Promover a Qualidade de Vida no Trabalho é muito mais que uma estratégia da alta administração, é valorizar o ser humano como parte da empresa, sendo este, parte primordial para o sucesso organizacional!

Autora: Paula Sandra - Bacharelando em Administração de Empresas, Funcesi - é oficial administrativo do Sindicato Metabase/Itabira e criadora do projeto ”Café com o Jurídico” – paulasandra@viacomercial.com.br

Um comentário:

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Olá, meu professor preferido!
Sempre com ótimas dicas!!!
Desejo um lindo Natal cheio de paz e saúde, amigo!
Beijos!