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sábado, 16 de março de 2013

COMO CONSTRUIR SUAS METAS


Metas sempre foram importantes. A comprovação foi publicada por Mark McCormack, no livro O que Não Ensinam em Harvard. Perguntaram a todos os MBAs de Harvard que estavam  se formando: "Você tem objetivos claros, colocados no papel, com um planejamento para atingi-los?". 3% dos graduandos tinham metas, haviam colocado no papel e se planejado para alcançá-las. 13% tinham metas, mas não haviam colocado no papel. 84% não tinham meta alguma. Dez anos depois, veja que interessante: descobriu-se que os 13% com objetivos ganhavam, em média, duas vezes mais do que os 84% sem objetivos. Mas o mais impressionante é que os 3% com objetivos no papel (e planejamento) ganhavam dez vezes mais do que os outros 97% juntos.
                                      
Mesmo assim, continuamos vendo profissionais de vendas "brincando" de metas e gerentes "brincando" de cobrá-las. Exemplo típico: outro dia, durante uma palestra em uma empresa cuja meta para o ano é faturar x milhões. O presidente abriu o encontro falando sobre a meta. O diretor comercial,  falando sobre a meta. No meio da palestra, peço que os vendedores façam  uma lista de suas metas para o ano. Todo mundo olha como se estivesse  falando grego. Explico rapidamente como estabelecer algumas metas e dou  cinco minutos para fazerem sua lista. Ao final, nenhum deles colocou "ajudar minha empresa a faturar x milhões" – o único motivo pelo qual estavam todos ali.

A verdade é que as pessoas não sabem estabelecer metas. Têm medo de não conseguir atingi-las.
 
Ao atingir suas metas,  você vai sentir-se capaz de buscar desafios maiores. Ao estabelecer  suas metas, você assume o controle da sua vida, pois, caso contrário,  alguém vai estabelecê-las por você. E essa não é a marca de um vendedor  campeão.

Autor: Raúl Candeloro,  formado em administração de empresas e mestre em empreendedorismo pela  Babson College (USA). Fundador da Editora Quantum e da revista  VendaMais . Autor de mais de 12 livros de vendas. Proferiu mais de 400  palestras e cursos na área.

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