Você
está cheio de ideias para
sua empresa, mas não está conseguindo colocá-las em prática ou
até mesmo visualizá-las a médio e longo prazo para saber se vai valer a pena?
Então os Mapas Mentais podem te
ajudar a ver mais claramente o que deve ser feito.
O
Movimento Empreenda, da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios,
disponibilizou esta ferramenta especialmente
para empreendedores e seus
colaboradores. Ela serve para organizar pensamentos e ideias de forma ordenada,
relacionada, argumentada e, principalmente, visual.
O que é o Mapa Mental
O
termo Mapa Mental foi proposto inicialmente por Tony Buzan, um matemático e
psicólogo inglês, no início da década de 1970, apesar da ideia já ter aparecido
em outras ocasiões antes disso.
O
conceito básico de mapa mental sugere que, em torno de uma questão central,
relacionem-se questões secundárias, terciárias e assim por diante por meio de
recursos de conexões visuais. Esses recursos mais usados são palavras, quadros
e linhas, mas é possível usar figuras, cores e números para representar as
conexões. O desafio consiste em gerar conteúdo relevante para ser organizado no
mapa a partir de uma reflexão prévia.
Por
exemplo: você pode ter como tema central “atividades de hoje” (escreve isso no
centro de uma página). A partir daí, você irradia subtópicos relacionados como
“atividades na empresa” e “atividades pessoais”. Em seguida, desses dois saem
subtópicos terciários como reuniões, relatórios e agendamentos para a empresa e
compras, academia e banco para atividades pessoais. E assim por diante.
Onde usar
O
empreendedor pode usar esta ferramenta em diversos contextos, como rotina
diária, identificação de oportunidades e planejamento de áreas. Afinal, um mapa
mental nada mais é que um exercício que exige uma lógica para mapear, organizar
e interligar o pensamento com aspectos internos e externos do negócio.
Outros usos para o Mapa Mental
Organização
de uma viagem;
Anotação
de informações em uma palestra;
Organização
do resumo de um relatório;
Mapeamento
do mercado, análise de tendências, demandas do consumidor, análise da evolução
tecnológica, competição, definição de perfis (personas) de clientes;
Elaboração
de um plano de negócio ou de um projeto;
Planejamento
de evento;
Criação
de conteúdo para um site ou uma embalagem;
Elaboração
de questões para entrevista de emprego;
Avaliação
de desempenho dos colaboradores, entre outros.
Se
você for ver bem, um Mapa Mental não é algo muito difícil de colocar
em prática. O maior desafio é gerar o conteúdo relevante a ser relacionado e
organizado no mapa, e principalmente manter uma disciplina para colocar
essas ideias no papel para um melhor aproveitamento da ferramenta.
Pense
nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte: Revista Pequenas
Empresas Grandes Negócios – http://revistapegn.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário