KPI é a sigla para o termo em
inglês Key Performance Indicator, que significa Indicador-Chave de
Desempenho. Esse indicador é utilizado para medir o desempenho dos processos de
uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus
objetivos.
Os KPIs facilitam a transmissão da visão e missão de uma
determinada empresa para funcionários que não ocupam cargos elevados. Desta
forma, todos os funcionários de vários escalões hierárquicos são envolvidos na
missão de alcançar os alvos estratégicos estabelecidos pela empresa. Um
indicador chave de desempenho funciona como um veículo de comunicação, garantindo
que os trabalhadores entendam como os seus trabalhos são importantes para o sucesso
ou falta de sucesso da organização.
No mundo dos negócios, os KPIs são medidas quantificáveis para
compreender se os objetivos estão sendo atingidos. Consequentemente, esses
indicadores determinam se é preciso tomar atitudes diferentes que melhorem os
resultados atuais. Os indicadores-chave de desempenho só devem ser alterados se
os objetivos primários de uma empresa também sofrer alteração.
Existem diferentes categorias de indicadores, que podem ser:
·
Indicadores Quantitativos;
·
Indicadores Qualitativos;
·
Principais Indicadores;
·
Indicadores de Atraso;
·
Indicadores de Entrada;
·
Indicadores de Processo;
·
Indicadores de Resultados;
·
Indicadores Práticos;
·
Indicadores Direcionais;
·
Indicadores Acionáveis;
·
Indicadores Financeiros.
Exemplos de KPI
Alguns exemplos concretos de KPI são:
- Time to Market - Corresponde ao tempo de lançamento de um produto, que começa com a idealização do conceito e termina quando está disponível para venda.
- Lead Time - Consiste no tempo de duração de um determinado processo.
- Stock Out - Indica quantas vezes ou quantos dias um determinado produto em estoque chega ao saldo zero.
- Market Share - Fatia de mercado que um determinado produto conquistou durante um determinado período de tempo.
- Produtividade Homem/hora - Número de unidades produzidas por cada indivíduo que trabalha na empresa.
- Ociosidade - % de tempo que uma equipe, unidade de construção ou máquina ficam sem produzir.
- Giro de Estoque - Consumo(Saídas) / Saldo Médio de estoque.
Em empresas e negócios online existem também vários
indicadores-chave de desempenho, entre eles: bounce rate, tempo de navegação x profundidade da visita, usuários
cadastrados, comentários em posts
(muito comum em blogues),
visualização de vídeos, downloads de
conteúdos e aplicações, compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário