Ebooks Grátis

segunda-feira, 7 de maio de 2018

VOCÊ SABE O QUE É STAKEHOLDER E SHAREHOLDERS?


Stakeholder tem origem no inglês e pode ser traduzida como parte interessada, ou interveniente. É um dos termos utilizados em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social (Relações Públicas), administração, qualidade e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

Toda empresa independente de seu ramo de atuação e do seu tamanho possui um stakeholder, um conjunto de grupos sociais e indivíduos que de alguma maneira afetam seu desempenho, as suas ações, decisões e etc. Identificar com precisão os stakeholder permitem uma melhor elaboração de um plano de negócios ou planejamento estratégico, pois dá a empresa uma visão muito mais ampla de todo o processo possibilitando uma percepção mais objetiva dos seus pontos positivos e negativos.


Como exemplo de stakeholders podemos citar os acionistas, um grupo de pessoas responsáveis por injetar dinheiro na empresa e que recebem seus lucros, um grupo que influencia muito na organização e é grandemente influenciado por ela.

Outros exemplos importantes de stakeholders são o governo, que cria taxas, leis, cobra impostos, regula a economia e etc.; os funcionários que estão absolutamente envolvidos com a empresa; a comunidade que proporciona instalação e mão-de-obra à empresa, bem como consumidores, além de que muitas vezes exige também da empresa atenção a questões ambientais; os clientes que são os geradores de receita; os fornecedores, os bandos e etc.


O termo stakeholder surge pela primeira vez em 1963 e foi criado pelo filósofo norte-americano da área de negócios Robert Edward Freeman. Segundo ele, os stakeholders são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios.

De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização).

De forma geral vemos que o stakeholder tem o papel de legitimar as decisões de uma empresa ao mesmo tempo estando direta ou indiretamente ligado aos seus resultados. Stakeholder é um termo cada vez mais popular no mundo dos negócios e cada vez mais se consolida como um conhecimento imprescindível para o sucesso de uma organização.

Stakeholders e Shareholders

A palavra shareholders é traduzida para o português como acionista, aquele indivíduo que possui ações de uma empresa, investindo dinheiro nela e consequentemente recebendo parte de sua lucratividade. E nesse sentido um shareholder é um stakeholder. Contudo, os dois termos também podem ter sentidos antagônicos quando são usados para designar modelos empresariais.


Assim, temos dois modelos empresariais: um mais antigo, chamado de shareholder e outro mais contemporâneo chamado de stakeholder.

No modelo empresarial mais antigo todas as atividades da empresa orbitavam em torno dos interesses dos acionistas, e por isso o modelo é chamado de shareholder. Esse foi o modelo que prevaleceu durante a Era Industrial onde o grande foco da empresa era gerar lucro para enriquecer os acionistas ou shareholders. Se a empresa gerava lucro estava cumprindo com o seu objetivo, se poluía, se oferecia más condições de trabalho, produtos de má qualidade aos clientes não tinha grande relevância no planejamento da empresa, o lucro era sempre o mais importante.


No novo modelo, conhecido como stakeholders, a empresa é entendida como uma organização que está inserida num contexto social de modo que ela deve assumir responsabilidades em relação a sociedade, responsabilidades com todos que de uma forma ou de outra são influenciados por suas atividades, ou seja, é um modelo que se preocupa com os stakeholders.

Nesse modelo o lucro continua a ser de grande importância mas aqui temos a inclusão do conceito de responsabilidade social. A empresa deve assumir um compromisso de promover o melhor a todos os stakeholders, aos clientes, funcionários, a comunidade, fornecedores e etc.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!

Fonte: Adaptação de www.significadosbr.com.br pelo Prof.A.Marins



Nenhum comentário: