Os trabalhadores que bebem álcool com moderação ganham, em média, 17% mais que seus colegas que não bebem, mostra a pesquisa feita por uma equipe de economistas da universidade.
Os dados mostram que tomar chope no bar depois do expediente ajuda a criar um clima de confiança entre os colegas. Além disso, as pessoas estreitam suas relações e tornam o dia-a-dia mais descontraído no trabalho, aspectos positivos para o futuro da carreira.
Por outro lado, os grandes bebedores, aqueles que tomam mais de 12 litros de álcool por semana – para os homens – e nove litros, para as mulheres, ganham em média 6% a menos que seus colegas moderados. Mas ainda assim continuam recebendo 5% mais que os abstêmios.
O estudo foi lançado pelo governo escocês, com 17 mil entrevistados nascidos no Reino Unido durante o ano de 1958. O progresso dessas pessoas na carreira foi avaliado através de entrevistas regulares, mas só agora os pesquisadores da University of Stirling concluíram a análise dos últimos resultados levantados.
O estudo mostra que não é melhor evitar o álcool, resumiu o professor David Bell, do departamento da universidade. As pessoas que bebem moderadamente parecem de fato receber melhores salários. Os salários começam a cair quando as pessoas ultrapassam o limite recomendado pelo governo. Mas é preciso realmente muito para que o álcool seja um problema na vida da pessoa, conclui o professor.
Garanto que no Brasil terá muita gente aproveitar a pesquisa para a ressaca de segunda-feira.
Deixo o tema para o bate papo com chopinho de fim de semana!
Fonte: France Press, Edimburgo (Reino Unido).
Um comentário:
Postar um comentário