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sexta-feira, 12 de julho de 2013

A PIRÂMIDE DE PROPÓSITO

Todos sabem que o Planejamento Estratégico é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Baseado nele é que os executivos projetam como a empresa irá crescer em direção do futuro. Sem ele, a organização normalmente é fadada ao fracasso.

Mas, sua estratégia irá falhar se as pessoas não entendem isso. Eles não irão saber para onde a organização estará indo, ou como ajudá-lo a chegar lá. Eles provavelmente irão ficar frustrados e confusos, os clientes podem se sentir insatisfeito e os stakewsholders podem perder interesse pela sua empresa.

Assim, sua empresa precisa de tanto Planejamento Estratégico como de boa comunicação da estratégia. Assim como um mapa é geralmente mais eficaz do que uma lista de direções, a apresentação gráfica de sua estratégia pode comunicá-la de forma mais eficaz do que um documento muito elaborado.

Uma ferramenta prática para comunicar a estratégia graficamente é chamado de "Pirâmide de Propósito".

Entendendo a ferramenta:

Há muitas maneiras de descrever a estratégia, uma delas responde as seguintes perguntas:

  1. Por que estamos fazendo o que estamos fazendo?
  2. O que precisamos fazer para cumprir nossa finalidade?
  3. Como exatamente vamos fazer o que precisa ser feito?
  4. Quem (ou o que) vai certificar-se de que é feito?
Responder a estas perguntas podem ajudá-lo a articular sua estratégia mais abrangente, cobrindo os principais ingredientes que geralmente são necessárias em um plano estratégico:

  • Pergunta 1 - "porquê" - refere-se a valores de sua organização, missão e visão.
  • Pergunta 2 - "o que" - abrange objetivos e metas.
  • Pergunta 3 - "como" - refere-se as ações necessárias para realizar esses objetivos.
  • Pergunta 4 - "quem" - refere-se às pessoas, sistemas e ferramentas que proporcionam estes.
A hierarquia de responder as perguntas é a seguinte: Para responder a questão 4, você precisa responder a pergunta 3, para responder à pergunta 3, você precisa responder a pergunta 2, e para responder à pergunta 2, você precisa responder à pergunta 1.

Os elementos de alto nível dos valores organizacionais, a missão e a visão (o "porquê"), orientam todo fluxo.

Da mesma forma, os objetivos e metas ("o quê") descem para determinar as ações e abordagens que são necessárias (o "como").

E esses elementos de planejamento precisam de certos recursos (pessoas, sistemas e assim por diante) para fazê-las (o "quem").

Isto pode ser representado em forma de pirâmide como aquele na figura 1:


 Usando a ferramenta: Construindo sua Pirâmide de Propósito

O ponto de partida para a sua Pirâmide de objetivo é explicar o "porquê", que contará com valores, declaração de missão e visão da organização.

A maneira de fazer isso depende de sua audiência: O que exatamente você precisa para se comunicar e para quem? E por isso você deve explicar cada elemento de sua estratégia de uma forma que se adapte esse público e as mensagens que deseja transmitir.

Se o objetivo é comunicar a estratégia para os clientes e partes interessadas da organização (público externo), um bom lugar para começar sua pirâmide é com uma declaração de visão. Para um público interno, o "porquê" nível pode concentrar-se na declaração de missão, ou mesmo incluir visão e da missão em sua pirâmide.

Depois de ter descrito o "porquê", os próximos passos da construção de sua pirâmide deve definir o "quê", o "como" e, finalmente, o "quem". E você precisa fazer isso de uma forma que explica claramente a sua estratégia para o seu público específico.

Lições aprendidas

A Pirâmide de Propósito é uma representação gráfica do plano estratégico de uma organização. Ao colocar os vários elementos de um plano estratégico em uma forma de pirâmide os tornará mais fácil de ser visto e entendido, assim como as relações entre os diferentes elementos do plano.

Não há regras rígidas e rápidas para a construção de uma Pirâmide de Propósito: Use para transmitir o seu plano na forma que seu público-alvo provavelmente irá entender.

Até o nosso próximo encontro!

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