Todos
sabem que o Planejamento Estratégico é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Baseado nele é que os executivos projetam como a empresa irá crescer
em direção do futuro. Sem ele, a organização normalmente é fadada ao fracasso.
Mas,
sua estratégia irá falhar se as pessoas não entendem isso. Eles não irão saber para onde a organização estará indo, ou como
ajudá-lo a chegar lá. Eles provavelmente irão ficar
frustrados e confusos, os clientes podem se sentir insatisfeito e os stakewsholders podem perder interesse
pela sua empresa.
Assim,
sua empresa precisa de tanto Planejamento Estratégico como de boa comunicação
da estratégia. Assim como um mapa é geralmente
mais eficaz do que uma lista de direções, a apresentação gráfica de sua
estratégia pode comunicá-la de forma mais eficaz do que um documento muito
elaborado.
Uma ferramenta
prática para comunicar a estratégia graficamente é chamado de "Pirâmide de
Propósito".
Entendendo
a ferramenta:
Há
muitas maneiras de descrever a estratégia, uma delas responde as seguintes
perguntas:
- Por que
estamos fazendo o que estamos fazendo?
- O que
precisamos fazer para cumprir nossa finalidade?
- Como
exatamente vamos fazer o que precisa ser feito?
- Quem
(ou o que) vai certificar-se de que é feito?
Responder
a estas perguntas podem ajudá-lo a articular sua estratégia mais abrangente, cobrindo
os principais ingredientes que geralmente são necessárias em um plano
estratégico:
- Pergunta 1 -
"porquê" - refere-se a valores de sua organização, missão e
visão.
- Pergunta 2 -
"o que" - abrange objetivos e metas.
- Pergunta 3 -
"como" - refere-se as ações necessárias para realizar esses
objetivos.
- Pergunta 4 -
"quem" - refere-se às pessoas, sistemas e ferramentas que
proporcionam estes.
A
hierarquia de responder as perguntas é a seguinte: Para responder a questão 4,
você precisa responder a pergunta 3, para responder à pergunta 3, você precisa
responder a pergunta 2, e para responder à pergunta 2, você precisa responder à
pergunta 1.
Os
elementos de alto nível dos valores organizacionais, a missão e a visão (o
"porquê"), orientam todo fluxo.
Da
mesma forma, os objetivos e metas ("o quê") descem para determinar as
ações e abordagens que são necessárias (o "como").
E
esses elementos de planejamento precisam de certos recursos (pessoas, sistemas
e assim por diante) para fazê-las (o "quem").
Isto
pode ser representado em forma de pirâmide como aquele na figura 1:
Usando
a ferramenta: Construindo sua Pirâmide de Propósito
O
ponto de partida para a sua Pirâmide de objetivo é explicar o
"porquê", que contará com valores, declaração de missão e visão da
organização.
A
maneira de fazer isso depende de sua audiência: O que exatamente você precisa
para se comunicar e para quem? E por isso você deve explicar
cada elemento de sua estratégia de uma forma que se adapte esse público e as
mensagens que deseja transmitir.
Se o
objetivo é comunicar a estratégia para os clientes e partes interessadas da
organização (público externo), um bom lugar para começar sua pirâmide é com uma
declaração de visão. Para um público interno, o
"porquê" nível pode concentrar-se na declaração de missão, ou mesmo
incluir visão e da missão em sua pirâmide.
Depois
de ter descrito o "porquê", os próximos passos da construção de sua
pirâmide deve definir o "quê", o "como" e, finalmente, o
"quem". E você precisa fazer isso de
uma forma que explica claramente a sua estratégia para o seu público
específico.
Lições
aprendidas
A Pirâmide
de Propósito é uma representação gráfica do plano estratégico de uma organização. Ao colocar os vários elementos de um plano estratégico em uma
forma de pirâmide os tornará mais fácil de ser visto e entendido, assim como as
relações entre os diferentes elementos do plano.
Não
há regras rígidas e rápidas para a construção de uma Pirâmide de Propósito: Use
para transmitir o seu plano na forma que seu público-alvo provavelmente irá
entender.
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