Ebooks Grátis

segunda-feira, 22 de julho de 2013

VOCÊ CONHECE A TÉCNICA DA ESCADA?

A tomada de decisões dentro de um grupo, muitas vezes pode ser um desafio. Quando as coisas vão bem, eles vão muito bem. Quando as coisas dão errado você pode acabar atolado em conflitos. Algumas pessoas podem lutar por reconhecimento e posição, outros podem ser mais críticos ou perturbadores, enquanto outros podem sentar calmamente e não contribuírem em nada para o esforço global. Devido a isso, os grupos podem sair do controle e tomar decisões piores do que os indivíduos que trabalham por conta própria.

Quando isso acontece, é fácil ver por que algumas pessoas “jogaram a toalha” por frustração e acabaram desistindo. No entanto, quando um grupo trabalha de maneira correta, ele realmente funciona. Grupos que funcionam eficazmente e em conjunto podem superar os obstáculos e tomar as decisões de forma muito melhores.

Mas como você faz seu grupo ser eficaz? Como você motiva os membros do grupo para contribuírem uns com os outros para gerar grandes ideias e soluções? A técnica da escada é um método útil para incentivar a participação individual na tomada de decisão em grupo.

O que é a técnica da escada?

A técnica da escada é uma ferramenta simples de tomada de decisão. Desenvolvido por Steven Rogelberg, Janet Barnes-Farrell e Charles Lowe em 1992, encoraja todos os membros a contribuírem em nível individual antes de serem influenciados por alguém. Isso resulta em uma maior variedade de idéias, impede que as pessoas se "escondam" dentro do grupo e ajuda as pessoas a evitar ser "pisado" ou “influenciado” por membros mais fortes do grupo alto.

Tudo isso ajuda ao grupo a tomar decisões melhores.

Como usar a ferramenta

A técnica da escada tem cinco etapas básicas. Aqui está como ela funciona.

  • Passo 1: Antes de começar, apresentar a tarefa ou problema para todos os membros. Dê a todos tempo suficiente para pensar sobre o que precisa ser feito, formar suas próprias opiniões e sobre a melhor forma de realizar a tarefa ou resolver o problema. 
  • Passo 2: Formar um grupo de dois membros. Peça-lhes para discutirem o problema. 
  • Passo 3: Adicionar um terceiro membro do grupo para o núcleo. O terceiro membro apresenta idéias para os dois primeiros membros antes de ouvir as idéias que já foram discutidas. Depois de todos os três membros lançarem as suas soluções e idéias, eles discutirão suas opções juntos. 
  • Passo 4: Repetir o mesmo processo, adicionando um quarto membro, e assim por diante, ao grupo. Dê tempo para a discussão depois de cada membro adicional apresentar suas idéias. 
  • Passo 5: chegar a uma decisão final só depois de todos os membros voltarem e apresentarem suas idéias. 
Lições aprendidas

A técnica da escada é uma abordagem passo-a-passo que ajuda a garantir que todos os membros de um grupo participem e sejam ouvidos.
Ela permite que os tímidos, apresentem as suas ideias antes que outros membros do grupo os influenciem, e isso possibilita que todos ouçam muitos pontos de vista diferentes, antes de chegar a uma decisão final.

E por falar em tímidos, vale a pena ler o que escreve Monica Buonfiglio: Quem já não teve seu momento de timidez, que jogue a primeira pedra. Ele pode ter aparecido no trabalho, no primeiro dia de aula, ao conhecer alguém ou em um simples momento do seu dia-a-dia. Tímidos famosos como Richard Gere, Barbra Streisand, Chico Buarque, Ayrton Senna, Woody Allen ou Charles Chaplin deram certo na vida; exercem (ou exerceram) um grande fascínio e são considerados "irresistíveis e charmosos".

Pense nisto! 

Nota do Autor: Monica Buonfiglio – Brasileira, escritora com mais de 60 livros editados no Brasil e exterior, foi recordista de vendas nos anos de 95 e 96. Nesse período, atingiu a marca de seis milhões de exemplares permanecendo na lista de mais vendidos da revista Veja por 35 semanas consecutivas.

Nenhum comentário: