Certa vez Benjamin Franklin disse: O tempo perdido não se encontrará nunca
mais. No mundo corporativo, há uma legião de ladrões de tempo, os chamados
desperdiçadores. Eles agem sorrateiramente, reduzindo sua eficácia, comprometendo
suas metas, causando-lhe até mesmo stress. Veja a seguir os principais fatores
mapeados e se estão presentes em sua vida.
- Interrupções: significam que você tem valor, amigos ou detém informações de interesse dos outros. As interrupções acontecem por telefone, e-mail ou visitam você pessoalmente. Para reduzi-las:
·
Aprenda a dizer NÃO e seja firme;
·
Atenda às pessoas em pé;
·
Mantenha a porta da sala fechada;
·
Continue escrevendo enquanto atende alguém;
·
Filtre telefonemas e e-mails;
·
Evite ser receptivo a visitantes inesperados;
· Retire ou desloque cadeiras da sala dificultando a acomodação de terceiros;
·
Use as palavras mágicas: desculpe-me, por favor, e por gentileza.
- Comunicação Deficiente: ocorre quando responsabilidades e autoridade não estão definidas com clareza na empresa ou quando há subordinados em excesso. A posologia consiste em:
·
Defina com clareza metas e objetivos;
·
Determine responsabilidades e atribuições;
·
Utilize linguagem simples, concisa e sem ambigüidades;
·
Na dúvida, pergunte: procure fazer certo na primeira vez;
· Forneça informações seguras para permitir tomada de decisão consistente
e ação imediata;
·
Lembre-se de que a regra de ouro chama-se delegar.
- Reuniões: muitas são desnecessárias e agendadas sem critério. Duram muito tempo, tornam-se evasivas e não geram resultados. Para torná-las produtivas:
·
Agende as reuniões com antecedência;
·
Convoque apenas as pessoas diretamente envolvidas com o tema;
·
Defina a pauta e comunique a todos com antecedência;
·
Determine horário de início e término;
·
Mantenha a pauta e busque a objetividade;
·
Não permita interrupções externas e mantenha celulares desligados;
·
Promova debates, tire conclusões, tome decisões e determine como agir;
·
Faça ata ou memorando com resumo da reunião constando a assinatura dos participantes;
·
Faça reuniões curtas em pé.
- Telefone: imprescindível na vida moderna, constitui-se no maior vilão das interrupções e, por conseguinte, numa das fontes mais significativas de desperdício de tempo. Algumas dicas:
·
Reserve horários para fazer e receber ligações;
· Relacione os telefonemas a serem feitos em ordem de prioridade;
· Prepare-se para cada uma das ligações, munindo-se previamente de informações;
·
Identifique-se no início da ligação – as pessoas não são obrigadas a reconhecer
sua voz;
·
Deixe recados claros e concisos;
·
Concentre-se em ouvir a pessoa com quem estiver falando,
evitando desviar a atenção;
·
Nunca prometa retornar uma ligação se estiver despreparado para tal ou
não desejar fazê-lo;
·
Nada de desculpas ou mentiras: use da honestidade dizendo que não pode
atender naquele momento;
·
Encerre suas conversas com cortesia, porém com objetividade.
- Celular: na mesma proporção em que agiliza as comunicações, também atua como agente de interrupções, invadindo inclusive sua privacidade. Sugestões para otimizar seu uso:
·
Desligue o aparelho quando estiver em reunião ou realizando tarefa que
exija concentração;
·
Mantenha-o em vibracall para
atender urgências;
·
Utilize o olho mágico para selecionar as ligações que merecem ser atendidas;
·
Recolha mensagens na caixa postal duas vezes por dia e retorne as ligações
em horários pré-determinados;
·
Grave uma mensagem personalizada no correio de voz;
·
Considere a possibilidade de habilitar um segundo aparelho apenas para emergências,
mas divulgue o número com seletividade;
·
Evite atendê-lo quando estiver em casa.
- E-mail: substitui o telefone com objetividade. Entretanto, quando utilizado sem critério, torna-se fonte de interrupções, mal-entendidos e até disputas judiciais. Formas de gerenciá-lo:
·
Instale um serviço anti-spam;
·
Baixe suas mensagens no máximo quatro vezes por dia em horários
pré-definidos;
·
Responda de imediato as mensagens recebidas e determine um tempo para
fazê-lo;
·
Utilize o subject (assunto)
para classificar as mensagens;
·
Organize pastas diversas para arquivamento;
·
Crie regras de mensagens;
·
Tenha uma assinatura eletrônica;
·
Utilize um corretor ortográfico.
- Internet e Intranet: são instrumentos importantes para acelerar a comunicação e busca de informações. Mas vale lembrar que, às vezes, pode ser mais eficiente caminhar até a estação de trabalho de seu colega. Além disso:
·
Avalie de maneira criteriosa o uso da intranet e de comunicadores como
ICQ e Messenger;
·
Tal qual o telefone e e-mail, seja seletivo e coerente no envio e recebimento
de mensagens;
·
Atenção com os sites navegados em virtude do risco de vírus e spys (programas espiões);
·
Solicite suporte ao responsável pela manutenção da rede caso note alguma
irregularidade;
·
Deixe de assinar e-zines e não
autorize a divulgação de dados seus ou da empresa.

E esteja sempre a postos para a
ocorrência de imprevistos. Eles são imponderáveis, por isso, deixe espaço em
sua agenda para contratempos. Planeje seu dia e sua vida tendo em mente: “e
se...”.
Até o nosso próximo encontro!
Autor: Tom
Coelho, com formação em Economia pela FEA/USP,
Publicidade pela ESPM/SP, especialização em Marketing pela Madia
Marketing School e em Qualidade de Vida no Trabalho pela USP,
é consultor, professor universitário, escritor e palestrante. Diretor
da Infinity Consulting e Diretor Estadual do NJE/Ciesp - www.tomcoelho.com.br.
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