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sexta-feira, 5 de julho de 2013

COMO AGREGAR VALOR NA PRÁTICA

Desculpe-me voltar ao assunto, mas diversos leitores entraram em contato pedindo que eu desse um exemplo de como agregar valor na empresa. Em poucas linhas neste artigo procurarei dirimir suas dúvidas sobre o assunto.

Como profissional você ouve o tempo todo: “Você precisa agregar valor a seu trabalho!”, “Tem que ser mais competitivos agregando valor para o cliente!”, entre outras frases similares. Por outro lado você foi contratado para alcançar resultados. Esses resultados devem contribuir para o seu crescimento profissional e da empresa. Se você não atender estes dois requisitos - direta ou indiretamente - como sua empresa poderá justificar o que paga a você?

O conceito de agregação de valor é bastante simples, mas implementá-lo na prática costuma ser mais complexo, mas também não chega a ser um “bicho de sete cabeças”.

Na AVANTTS encontrei uma tabela simples e prática sobre como agregar valor, que vale a pena reproduzir aqui. O que mais gostei é sua aplicabilidade a quase qualquer tipo de atividade. Um empreendedor ou gestor pode usar a lista para determinar se os esforços investidos estão agregando valor ao negócio… da mesma forma, um profissional pode usá-la para perceber se suas atividades são burocráticas ou se realmente trazem benefícios para a organização.

Vamos aos pontos.  Para agregar valor você precisa:

Aumentar

Reduzir

Melhorar

Criar

Receitas
Lucros
Crescimento
Mercado
Participação
Retenção
Retorno sobre Investimento
Retorno sobre Ativo
Eficiência
Fluxo de Caixa
Visibilidade
Custo
Tempo
Esforço
Reclamações
Risco
Conflito
Papelada

Produtividade
Processos
Serviço
Informação
Moral
Imagem
Reputação
Habilidades
Qualidade
Lealdade

Estratégias
Sistemas
Processos
Negócios
Produtos
Serviços
Marcas


E aí, consegui encaixar suas atividades em um ou mais destas categorias? Sempre avalie como pode reforçar ainda mais o valor que você agrega, além de expandir suas atividades para outras categorias.

Até o nosso próximo encontro!


Autor: AVANTTS - http://www.dihitt.com/

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