O Que é Uma Oportunidade de Marketing? Quem São os
Responsáveis Por Imaginar Novos Produtos Numa Organização? Quais as Principais
Fontes de Oportunidades de Mercado?
Alguns
autores definiram as atividades de Marketing como sendo a arte de descobrir
oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas. Nas modernas organizações os
Gerentes de Marketing são as pessoas responsáveis por imaginar novos produtos,
serviços, programas, sistemas e – principalmente – oportunidades de novos
negócios.
Dessa
forma, pode-se dizer que oportunidade de marketing é a área de necessidade dos
consumidores cuja satisfação proporciona às organizações alta possibilidade de
obter lucro. Mas, atrair uma oportunidade de mercado depende de fatores como o
número de potenciais compradores do produto, seu poder aquisitivo, suas
disposições para a compra e outros. Sendo assim, veremos abaixo as três (3)
principais fontes de oportunidades de marketing no mercado:
1) Fornecer
Produtos (ou Serviços) Escassos
Quando um
produto (ou serviço) é raro – a ponto de formar fila para adquiri-lo – existirá
uma enorme oportunidade de marketing. Mas, essa circunstância requer pouco
talento mercadológico, pois isso é percebido por muitos profissionais de
marketing ao mesmo tempo. Os melhores exemplos disso são os alimentos e os
equipamentos em tempos de conflitos.
As
repúblicas comunistas da antiga URSS eram economias fechadas e, em consequência
disso, os consumidores desses países sofriam com a pouca variedade e com a
escassez de bens de consumo. Por outro lado, numa economia aberta essa escassez
seria automaticamente corrigida com a entrada do capital estrangeiro.
2) Fornecer
Produtos (ou Serviços) Com Melhorias
As
organizações utilizam variada metodologia para desenvolver projetos de
melhorias em produtos ou serviços, tais como:
- Detecção
de Problemas:
Embora existam muitos produtos que os consumidores aceitem como se
apresentam, os profissionais de marketing podem detectar queixas e/ou
sugestões ao perguntarem aos consumidores. Porém, deve-se considerar que
esse método tende a gerar melhorias em produtos (ou serviços), mas não
inovações.
- Método
Ideal:
Nesse caso, os profissionais de marketing devem entrevistar um grupo
considerável de prospects (consumidores potenciais) a fim
de tentar ouvir deles uma versão ideal do produto (ou serviço); pois, em
alguns casos, podem surgir necessidades bem simples de serem satisfeitas.
- Cadeia
de Consumo:
Nesse método, os profissionais de marketing também devem entrevistar grupo
significativo de consumidores a fim de traçar seus passos na aquisição, no
uso e até sobre o descarte de um produto. Deve-se mapear essa cadeia de
consumo e verificar se a organização pode introduzir novos produtos,
serviços ou benefícios.
3) Fornecer
Produtos (ou Serviços) Novos
A maioria
dos consumidores não imagina com muita clareza detalhes sobre novos produtos
(ou serviços) que surjam das inovações tecnológicas ou criativas. Eles não
sabiam – por exemplo – que queriam um telefone móvel que filmasse ou
fotografasse. Na verdade, seria até difícil imaginar alguns produtos antes de
chegarem ao mercado.
Diante do
exposto acima, devemos refletir sobre o que as organizações vêm fazendo para
identificar melhorias em produtos (ou serviços) e ideias que gerem produtos
totalmente novos. Como uma empresa pode se organizar para encontrar
oportunidades de mercado?
Pense
nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte: Prof. Julio - www.textosgratis.com.br
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