Ebooks Grátis

sexta-feira, 30 de junho de 2017

USE A MATRIZ SWOT PARA CORRIGIR DEFICIÊNCIAS E MELHORAR A EMPRESA

A matriz SWOT é um instrumento de análise de negócio simples e valioso. Sua finalidade é detectar pontos fortes e fracos de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências.

O nome é um acrônimo para Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades), e Threats (Ameaças). Também conhecida como análise F.O.F.A. ou análise F.F.O.A.

Realizar uma análise SWOT leva a empresa a pensar nos aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio, dos seus proprietários e do mercado.


Objetivos

O uso dessa ferramenta visa alcançar os seguintes objetivos principais:
  • Ter uma visão interna e externa do negócio.
  • Identificar os elementos-chave para a gestão da empresa.
  • Estabelecer prioridades de atuação e de decisões a serem tomadas.
  • Ter um “diagnóstico” da saúde da empresa: os pontos positivos, os potenciais competitivos nos quais se pode investir para aumentar o crescimento e os principais pontos críticos e de falha.
  • Definir posturas a fim de resolver ou minimizar os riscos e problemas levantados.
Quando usar

Essa análise é muito útil para negócios já estabilizados e que precisam melhorar a sua representatividade no mercado. Deve ser aplicada de tempos em tempos (mesmo se tudo estiver indo bem) a fim de ter informações relevantes para desenvolver o planejamento estratégico da empresa.

Como fazer

A matriz SWOT é sempre feita em quadrantes, ou seja, em quatro quadrados iguais. Em cada quadrado são registrados fatores positivos e negativos para a implantação do negócio.


A tarefa principal é levantar o maior número possível de itens para cada área (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Quanto mais completo for esse levantamento, mais precisa será a análise e melhores são as chances de desenvolver soluções eficazes.

É fundamental que as informações levantadas sejam extremamente honestas. O foco deve estar na realidade e não em como seria “o negócio ideal”. Não seja nem muito otimista, nem muito pessimista.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!

Fonte: Sebrae 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...